Reflexões sobre as pedagogias cisheteronormativas e seus efeitos em sujeitos LGBTQIAPN+ na escola
RESUMO: O objetivo deste trabalho é refletir sobre os efeitos das pedagogias cisheteronormativas na escola, bem como apontar, de maneira breve, algumas de suas consequências para a população LGBTQIAPN+ nesse contexto, pautado em uma norma classista, patriarcal, branca e cisheterossexista, que, velada ou explicitamente, define o sujeito “padrão”, o modelo imagético do sujeito dentro dessas estruturas. Como consequência dessa conjuntura opressora, instaura-se uma democracia seletiva, que legitima a cidadania apenas para aqueles que se inserem na lógica do “humano universal”. Para isso, realizamos uma revisão bibliográfica e levantamos os dados por meio do cruzamento de palavras-chave, a saber: cisheteronormatividade e escola, LGBTQIAPN+fobia e escola, diversidade sexual e escola, pedagogias cisheteronormativas e escola. Apontamos, assim, a urgência e emergência da (trans)gressão desse modelo de pedagogia cisheterossexista, visando o desenvolvimento de uma educação qualificada e segura para todas as pessoas.
PALAVRAS-CHAVE: Desobediência de Gênero. Instituição escolar. Pedagogias Cisheteronormativas. População LGBTQIAPN+. Sexualidades em dissidência.
Como citar
CASTRO, H. É. B. de; RODRIGUES, D. L.; SANTOS, Staela R. P. dos; CUNHA, A. L. S.; Reflexões sobre as pedagogias cisheteronormativas e seus efeitos em sujeitos LGBTQIAPN+ na escola. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. 00, e024021, 2024. e-ISSN: 2177-5060. DOI: https://doi.org/10.29378/plurais.v9i00.19382