Texto

Descrição gerada automaticamente

 

 

NOVOS CAMINHOS: REVISTA OURICURI 2025

 

 

Carlos Alberto Batista dos Santos

 

Licenciado em Ciencias Biológicas (UPE), Especialista em Biologia Animal (UFPE), Mestre em zoologia (UESC), Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE)

Autor para correspondência E-mail: revistaouricuri@uneb.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2049-5237

 

 

Sempre com o intuito de aprimorar o Sistema Nacional de Avaliação dos Programas de Pós-graduação, tivemos nos últimos anos transformações significativas na avaliação da produção acadêmica no Brasil.

O sistema de avaliação dos programas de pós-graduação no país foi instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) em 1977. A partir dessa data a avaliação e o acompanhamento dos cursos passa a ser por área, sendo de responsabilidade do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) (Ferreira; Moreira, 2002).

Em 1990, os conceitos foram substituídos por notas e passaram a ser incluídos no processo de avaliação alguns indicadores quantitativos, entre os quais a quantidade de artigos publicados pelos programas (Ferreira; Moreira, 2002).

Em 1998, com a padronização das fichas de avaliação e o aumento expressivo das publicações, foi criado uma fórmula para avaliar os periódicos, separando-os em extratos – surge então o Qualis periódico, que sofreu diversas alterações em sua metodologia de estratificação ao longo dos anos.

No quadriênio 2021/2024 foi estabelecido Qualis único para cada periódico científico, válido para todas as áreas de conhecimento, a partir de uma área mãe, definida como a área preponderante das publicações vinculadas. Assim a Revista Ouricuri passa a ter qualis B1, e como área mãe a Área Interdisciplinar.

O Qualis Periódico é uma das ferramentas utilizadas para a avaliação dos programas de pós-graduação no Brasil e tem como função auxiliar os comitês de avaliação no processo de análise e de qualificação da produção bibliográfica dos docentes e discentes dos programas de pós-graduação credenciados pela CAPES, constituindo-se um dos instrumentos fundamentais para a avaliação do quesito produção intelectual, agregando o aspecto quantitativo ao qualitativo (Barradas, 2016).

Em 2024, a CAPES toma uma decisão impactante:  substituir o sistema Qualis para avaliação de periódicos científicos. A partir de 2025, o Qualis será descontinuado, e a classificação das publicações acadêmicas passará a ser realizada com novos critérios que focam diretamente no impacto e na qualidade individual dos trabalhos.

              Entre as motivações para a mudança, está a busca por métodos de avaliação mais justos, para valorizar a qualidade da produção científica individual, focando nos méritos e nos impactos de cada pesquisa, e não apenas a "nota" do periódico onde foi publicada, construindo uma avaliação mais centrada no conteúdo, relevância e impacto de cada trabalho.

Esse novo modelo permitirá aos programas de pós-graduação demonstrar de forma mais direta sua contribuição ao conhecimento científico sem estar preso às pontuações dos periódicos.

Essa nova perspectiva de avaliação, representa uma evolução na forma de avaliação da produção acadêmica no Brasil. Tendo como objeto de avaliação o mérito de cada trabalho, a nova proposta da CAPES busca acompanhar as melhores práticas de produção cientifica e promover um ambiente acadêmico mais inclusivo e focado na qualidade científica.

Para que os periódicos se adaptem a essa nova realidade é essencial estar atento às novas diretrizes que serão gradualmente divulgadas pela CAPES, para que essa transição seja positiva e favorável ao crescimento.

Neste sentido, a Revista Ouricuri atenta aos novos rumos da avaliação acadêmica no Brasil, centrará seus esforços na avaliação pelos pares, incluindo em seu sistema avaliativo aspectos qualitativos como a relevância social e cientifica de cada pesquisa e seu consequente impacto na sociedade.

Comprometidos com a divulgação da científica seguimos em direção ao novo quadriênio, à implantação da nova avaliação persistindo na busca incessante pela qualidade deste periódico.

 

 

Referencias

 

BARRADAS BARATA, R. de C. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 13, n. 30, 2016. DOI: 10.21713/2358-2332.2016.v13.947. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/947. Acesso em: 7 jan. 2025.

 

FERREIRA, M. M.; MOREIRA, R. L. Capes. 50 anos. Depoimento ao CPDOC/FGV. Brasília, 2002. Disponível em: https://repositorio.fgv.br/items/555d372f-53ea-45ba-929b-627fcf717ab8/full. Acesso em: 7 jan. 2025.

Revista Ouricuri, Juazeiro, Bahia, v.15, n.1. 2025, p.01 - 02. jan./jun., Publicação contínua http://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri | ISSN 2317-0131