Logotipo

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

 

APRESENTAÇÃO

 

EMBARCADOS E A BAÍA DE TODOS OS SANTOS

 

Este número especial da Revista Ouricuri é resultado do projeto intitulado “Sistemas Embarcados de Baixo Custo no Monitoramento de Ecossistemas Marinhos”, nominado Embarcados. Este projeto foi desenvolvido interdisciplinarmente ao longo dos dois últimos anos, entre diferentes Campi da Universidade do Estado da Bahia, em cooperação com a educação básica, através do Colégio Estadual Presciliano Silva, em Salvador, o Colégio Estadual Brazilino Viegas e o Colégio da Polícia Militar Professor Carlos Rosa, ambos do município de Alagoinhas, além da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e com o apoio de trabalhadores do mar originários da Baía de Todos os Santos (BTS), Bahia, Brasil.

Trazemos à tona um diagnóstico socioambiental a partir dos prismas e vozes advindos dos atores e atrizes que compuseram o projeto, buscando destacar os entreditos sobre a emergência climática que envolve o ambiente marinho e afeta a todos os viventes do Planeta, mas que põe em risco, de maneira aviltante, as comunidades pesqueiras.

Este número especial está dedicado à divulgação científica e apoio à formação transdisciplinar de pessoas interessadas nas dinâmicas dos oceanos, e o foco marinho centra-se na própria BTS e, justo por isso, este número especial da Revista Ouricuri: Embarcados e a Baía de Todos os Santos, inicia-se com a comunicação de pessoas “nascidas e criadas” em comunidades pesqueiras e que aqui contam suas ‘Histórias de Pescador: A Dor e o Sabor de Ser Quem Si É’, enlaçadas ao olhar sobre ‘A Pesca Artesanal à Luz da Fome e dos Objetivos do Milênio’. A partir do método da análise do discurso, as ‘Representações da Pesca Artesanal na Baía de Todos Os Santos: Ditos e Não-Ditos em um Panorama Comunicacional’, descrevem vozes exógenas que falam sobre a BTS. Estes artigos compõem a sessão primeira: Equilíbrio entre Saberes.

A segunda sessão, Agentes Estressores à Baía de Todos Os Santos, traz as relações e impactos destes na vida das mulheres que nasceram, vivem ou sobrevivem da lama dos manguezais com a ‘Carta Aberta: A Voz das Marisqueiras’, vinculada a atualizações sobre a saúde ambiental global e desvela uma silenciosa e atualizada forma de escravização, no artigo ‘Colonialismo Molecular e a Pesca Artesanal: Agrotóxicos e a “Nova” Forma, Invisível, de Domínio’.

A terceira sessão, Baía Mãe, proporciona o entendimento das possibilidades de relações transversais, pensadas a partir dos espaços formais de educação com a BTS e como esta, interpretada inicialmente como ‘Da Mãe Baía de Todos Os Santos à Escola Estadual Presciliano Silva’, pode fornecer ‘Experiências Educacionais Marinhas no Agreste Baiano’, indicando em que medida é possível inserir o tema BTS, como locus da nossa história e de fortalecimento da memória coletiva acerca das teias relacionais entre os entes, as pessoas e o meio ambiente.

Finalizando este número especial, Embarcados apresenta exemplos de ‘Aplicações Práticas de Sistemas Embarcados para a Conservação de Ecossistemas Marinhos’ e revela, em seu artigo final, ‘Cultura e Análise Cognitiva, Atravessamentos e Contrapontos em Fragmentos: Reflexões Sobre a Mariscagem’, uma perspectiva que considera a mariscagem como espaço multireferencial de aprendizagem e pesquisa.

A todos aqueles que vieram do mar e que para o mar voltarão, um bom mergulho nas ondas dos Embarcados!

 

 

Iramaia De Santana, PhD, UNEB

Dra. Patrícia Carla Smith Galvão, UNEB

Dra. Eliane Maria de Souza Nogueira, UNEB

 

 

 

Revista Ouricuri, Juazeiro, Bahia, v.14, n. Edição Especial - 01. 2024, p.01 - 02. Jul./dez., http://www.revistas.uneb.br/index.php/ouricuri | ISSN 2317-0131