Criado Curso de Especialização em Educação Intercultural e Gestão da Escola Indígena

2019-12-07

O Departamento de Educação/Campus VIII - Paulo Afonso, através do Opará – Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), vai oferecer curso de Pós-Graduação lato sensu - Especialização em Educação Intercultural e Gestão da Escola Indígena no ano de 2020, conforme a Resolução nº1.399/2019, do Conselho Universitário (CONSU) da Uneb, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, no dia 6 de Dezembro de 2019.

O curso, que será iniciado em abril de 2020, será ofertado de forma gratuita, com carga horária de 420 horas, e ofertará 60 vagas, das quais 50 serão destinadas para professores indígenas e 10 para não indígenas. A Especialização qualificará ainda mais os aspectos centrais e indispensáveis a uma educação escolar indígena diferenciada, específica, bilíngue, autônoma e intercultural, preconizada pela Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado da Bahia.


O objetivo do Curso de Especialização é contribuir para a formação de profissionais, gestores e docentes da Educação Básica, que atuam com a educação escolar indígena, especialmente os professores aprovados nos Concursos Públicos e os 98 egressos da LICEEI/UNEB. Também se propõe a construir ferramentas que fundamentem os aspectos centrais de uma educação escolar indígena diferenciada, específica, bilíngue, autônoma e intercultural; e garantir a progressão na carreira estabelecida pela Lei nº 12.046/2011.

Formatado dentro das metas do Opará, de promoção e estímulo a programas de formação relacionados às demandas e interesses das comunidades e Povos tradicionais, o curso visa impulsionar novos projetos de investigação, voltados para as propostas das linhas de pesquisas do Centro.


Via: ASCOM OPARÁ/UNEB
Siga: https://www.instagram.com/p/B5xSEZFnr9O/