Opará Uneb indexada na rede LATINDEX!

2019-04-28

Olá.

Temos o prazer de anunciar que a revista Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação conseguiu a aprovação da rede LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal), para compor seu diretório de periódicos.

A proposta de criação da rede LATINDEX surgiu durante o Primer Taller sobre Publicaciones Científicas en América Latina, celebrado em Guadalajara, Jalisco, México no ano de 1994. Pioneira em promover informações sobre periódicos científicos dos países ibero-americanos, a partir de 1995 acolhe revistas de investigação científica, técnico-acadêmicas, de divulgação cientifica e cultural em países de língua espanhola e portuguesa em qualquer parte do mundo. Desde sua origem a coordenação geral do sistema pertence à Dirección General de Bibliotecas (DGB) da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) em colaboração com várias instituições da Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Coreia do Sul Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador,  Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela. Tem por missão “difundir, fazer acessível e elevar a qualidade das revistas acadêmicas editadas na região, através de trabalho compartilhado”.

Nosso esforço agora é conseguir adequação da revista aos padrões exigidos para compor o quadro seleto do Catálogo 2.0 da rede. Contamos com o apoio de nossos autores, editores, revisores, pareceristas e leitores nessa jornada, no intuito de espalhar os saberes dos movimentos sociais e suas pluralidadades.  

Com certeza, resultado das tessituras que compõem nossa trajetória, tecida por várias identidades, desejos, subjetividades que abraçaram uma luta em comum tanto no Centro de Pesquisas de Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação Opará da Universidade do Estado da Bahia, como outras instituições parceiras e, sobretudo, as pessoas, os movimentos, e sua força motriz na dinâmica dos saberes que a revista tenta a todo momento representar. Fruto de editores que por aqui passaram nesses dez anos de trabalho conjunto. Em nome do comitê editorial da revista, agradecemos a todxs os que nos ajudaram nessa conquista.

Carleandro de Souza Dias

Comitê Editorial

CV: http://lattes.cnpq.br/4489575773096556RG: https://goo.gl/LMHjUZ
OrcidID: http://orcid.org/0000-0003-4424-3955

-

Para saber mais:

LATINDEX: www.latindex.unam.mx

IBICT: http://www.ibict.br/informacao-para-a-pesquisa/latindex