DO APRENDER AO ENSINAR: significados construídos pelo futuro docente no aprendizado com e sobre as tecnologias digitais
Resumo
Esta tese de doutorado está voltada para compreender os significados construídos pelo futuro docente no aprendizado com e sobre as tecnologias digitais no interior da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (TICE) do curso de Pedagogia da FACED/UFJF. A pesquisa, realizada no interior do grupo de pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC) na Faculdade de Educação da UFJF, foi fundamentada nos estudos histórico-culturais da constituição do ser humano. Compreende-se que os estudantes do Curso de Pedagogia são adultos em processo de aprendizagem e desenvolvimento que apresentam especificidades e singularidades no aprender com e sobre as tecnologias digitais. Encontra-se na obra de Vygotsky o fio norteador para a discussão da aprendizagem do adulto e da apropriação da cultura digital pelos sujeitos investigados. Também Bakhtin e Paulo Freire foram importantes interlocutores no desenvolvimento deste trabalho. Busca-se destacar alguns conceitos relevantes para este estudo: apropriação, sentido e significado, cultura digital, colaboração, zona de desenvolvimento proximal e compreensão ativa. O processo ensino-aprendizagem dos estudantes na disciplina TICE foi acompanhado no primeiro semestre letivo de 2010, a partir da observação colaborativa nas aulas ministradas no Infocentro e no ambiente de aprendizagem Moodle em conjunto com os demais instrumentos metodológicos: questionário; diário on-line de aprendizagem no ambiente Moodle sobre duas atividades realizadas; produções escritas dos estudantes (mensagens nos fóruns de discussão on-line de textos e dos grupos, projetos e avaliação final); e entrevista dialógica com a professora. Para compreender os enunciados dos sujeitos, foi incorporado um olhar indiciário voltado para pistas e indícios, buscando estabelecer relações entre os fatos singulares e o contexto histórico cultural mais amplo. Os indícios construídos foram: indícios dos significados e sentidos da cultura digital no curso de Pedagogia; indícios da apropriação, colaboração e tensão no aprender com e sobre as tecnologias digitais pelo estudante adulto; indícios da relação do aprender com o ensinar. A pesquisa mostrou que a disciplina TICE contribuiu para que os futuros docentes construíssem outros significados e sentidos para o aprender e o ensinar com as tecnologia digitais. O estudo evidenciou, além disso, que as tecnologias digitais por si mesmas não dão conta do processo ensino-aprendizagem e que o “outro” é insubstituível nas relações de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, circunscreve-se a importância da mediação da professora na disciplina, que teve uma dupla função: mediar o conhecimento e a docência com e sobre as tecnologias digitais no ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-04-16
Edição
Seção
Resumo de Teses, Dissertações e Monografias
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).