O USO DE COMUNIDADES VIRTUAIS NA ESCOLA: possibilidades de interatividade e cooperação na “rede” através da plataforma Edmodo

  • Anny Karine Matias Novaes Machado UNIVASF

Resumo

A educação na era da informação é a todo o momento bombardeada por novos métodos, técnicas, instrumentos. As Tecnologias da Informação e Comunicação tem de forma irremediável transformado as práticas educacionais, propiciando novos meios e formas de aprendizagem. Esta pesquisa teve como objeto instigar novas práticas docentes, a partir da inserção de uma Comunidade Virtual (CV) na Escola. A criação da comunidade deu-se a partir das interfaces gratuitas da plataforma Edmodo, cuja premissa, define-se pelos princípios construtivistas, de dialogicidade e mediação pedagógica. Nosso objetivo consistiu em integrar à disciplina de sociologia à elementos da comunidade e da sociedade em geral, desvinculando-a da teorização da sala de aula comum.  Observamos durante o período de estágio uma carência significativa no que se refere à alfabetização digital, além da pouca ou nenhuma alfabetização digital da turma observada, percebemos que muitos docentes não possuem capacitação para trabalhar com as Tecnologias da Informação e Comunicação, e quando o fazem as usam apenas como ferramentas de uma aula expositiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anny Karine Matias Novaes Machado, UNIVASF
Graduada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Sociologia pela FACIBA. Especialista em Educação a Distancia (UNEB) e pós-graduanda em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela UNIVASF
Publicado
2014-04-14
Métricas
  • Visualizações do Artigo 289
  • PDF downloads: 328
Seção
Artigos