O USO DE COMUNIDADES VIRTUAIS NA ESCOLA: possibilidades de interatividade e cooperação na “rede” através da plataforma Edmodo
Resumo
A educação na era da informação é a todo o momento bombardeada por novos métodos, técnicas, instrumentos. As Tecnologias da Informação e Comunicação tem de forma irremediável transformado as práticas educacionais, propiciando novos meios e formas de aprendizagem. Esta pesquisa teve como objeto instigar novas práticas docentes, a partir da inserção de uma Comunidade Virtual (CV) na Escola. A criação da comunidade deu-se a partir das interfaces gratuitas da plataforma Edmodo, cuja premissa, define-se pelos princípios construtivistas, de dialogicidade e mediação pedagógica. Nosso objetivo consistiu em integrar à disciplina de sociologia à elementos da comunidade e da sociedade em geral, desvinculando-a da teorização da sala de aula comum. Observamos durante o período de estágio uma carência significativa no que se refere à alfabetização digital, além da pouca ou nenhuma alfabetização digital da turma observada, percebemos que muitos docentes não possuem capacitação para trabalhar com as Tecnologias da Informação e Comunicação, e quando o fazem as usam apenas como ferramentas de uma aula expositiva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-04-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).