GÊNEROS TEXTUAIS COMO INSTRUMENTO PARA O ESTUDO DA LÍNGUA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PROGRAMA PLATAFORMA FREIRE DO DEDC - X

Autores

  • Helânia Thomazine Porto Veronez Universidade do Estado da Bahia - Campus X

Resumo

Este dossiê descreve e analisa algumas atividades realizadas no componente curricular Língua Portuguesa, oferecido no terceiro módulo do Curso de Pedagogia do Programa Plataforma Freire – PARFOR. Assim, toda a discussão teórico-metodológica aqui apresentada insere-se na concepção sócio-interativa acerca do estudo da língua. A língua abordada em seus aspectos discursivos e enunciativos, e não em suas peculiaridades formais. Esta visão segue uma noção de língua como atividade social, histórica e cognitiva. Privilegia a natureza funcional e interativa e não o aspecto formal e estrutural da língua. Foi nesse contexto que as produções de textos dos discentes se constituíram como objeto e tema de estudo da língua. Ao adotar a abordagem didática do texto como percurso para o estudo da língua elegeu-se a produção de diferentes gêneros textuais, por considerarmos que essa ação possibilitaria ao discente maior protagonismo, tendo como resultado a produção de diferentes textos e a compreensão da escrita como uma atividade interativa, socializadora de conhecimentos, que possibilita o acesso ao conhecimento linguístico. Nesse sentido, as produções textuais foram orientadas a partir do estabelecimento de diálogos entre quem escreve e para quem escreve, abordando o gênero textual como “mega-instrumento” de comunicação e de ensino. (conforme BAKHTIN, 2006).

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Publicado

2014-04-14

Edição

Seção

Artigos