GÊNEROS TEXTUAIS COMO INSTRUMENTO PARA O ESTUDO DA LÍNGUA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PROGRAMA PLATAFORMA FREIRE DO DEDC - X
Resumo
Este dossiê descreve e analisa algumas atividades realizadas no componente curricular Língua Portuguesa, oferecido no terceiro módulo do Curso de Pedagogia do Programa Plataforma Freire – PARFOR. Assim, toda a discussão teórico-metodológica aqui apresentada insere-se na concepção sócio-interativa acerca do estudo da língua. A língua abordada em seus aspectos discursivos e enunciativos, e não em suas peculiaridades formais. Esta visão segue uma noção de língua como atividade social, histórica e cognitiva. Privilegia a natureza funcional e interativa e não o aspecto formal e estrutural da língua. Foi nesse contexto que as produções de textos dos discentes se constituíram como objeto e tema de estudo da língua. Ao adotar a abordagem didática do texto como percurso para o estudo da língua elegeu-se a produção de diferentes gêneros textuais, por considerarmos que essa ação possibilitaria ao discente maior protagonismo, tendo como resultado a produção de diferentes textos e a compreensão da escrita como uma atividade interativa, socializadora de conhecimentos, que possibilita o acesso ao conhecimento linguístico. Nesse sentido, as produções textuais foram orientadas a partir do estabelecimento de diálogos entre quem escreve e para quem escreve, abordando o gênero textual como “mega-instrumento” de comunicação e de ensino. (conforme BAKHTIN, 2006).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-04-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).