APROPRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COMO FORMA DE SUPERAR OBSTÁCULOS: trajetórias ininterruptas de estudantes da EJA no ensino fundamental
Resumo
Esse artigo apresenta parte da pesquisa de mestrado realizada junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais – FaE/UFMG. Investigação realizada na cidade de Porto Seguro, extremo sul do estado da Bahia, a qual teve como objetivo central analisar trajetórias escolares ininterruptas, por todo o Ensino Fundamental, realizadas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos. O estudo pautou-se em matrizes epistemológicas, por meio da entrevista semiestruturada obtida a oito sujeitos, sendo dois do sexo masculino e seis, do feminino. As narrativas apontaram que a permanência nos bancos escolares só foi possível tendo em vista as distintas estratégias criadas durante o percurso escolar.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-04-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).