APROPRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COMO FORMA DE SUPERAR OBSTÁCULOS: trajetórias ininterruptas de estudantes da EJA no ensino fundamental

  • Neilton Castro da Cruz
  • Maria José Braga Viana

Resumo

Esse artigo apresenta parte da pesquisa de mestrado realizada junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais – FaE/UFMG. Investigação realizada na cidade de Porto Seguro, extremo sul do estado da Bahia, a qual teve como objetivo central analisar trajetórias escolares ininterruptas, por todo o Ensino Fundamental, realizadas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos. O estudo pautou-se em matrizes epistemológicas, por meio da entrevista semiestruturada obtida a oito sujeitos, sendo dois do sexo masculino e seis, do feminino. As narrativas apontaram que a permanência nos bancos escolares só foi possível tendo em vista as distintas estratégias criadas durante o percurso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-04-14
Métricas
  • Visualizações do Artigo 379
  • PDF downloads: 296
Seção
Artigos