About the Journal
ISSN - 2595-6361 Qualis Periódicos B1 (2017-2020)
Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino is a biannual online journal associated with the research group Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) of the Department of Human Sciences, Campus VI, of the State University of Bahia, located in the city of Caetité, Bahia, and linked to the Postgraduate Program in Teaching, Language and Society (PPGELS) of the Department of Human Sciences, Campus VI, of the State University of Bahia. The aim of the journal is to publish original and unpublished works of scientific relevance in the field of History, with an emphasis on Social History, History of Education and History Teaching Research and Practices. The journal dialogues with literature, philosophy, anthropology, sociology, archaeology, a variety of image and sound languages (cinema, photography, iconography, music) and with information and communication technologies in research and teaching. The journal achieved Qualis Periodico B1 in the 2017-2020 quadrennium.
Current Issue
PÁGINAS INICIAIS
EDITORIAL
DOSSIÊ TEMÁTICO
ARTIGOS
ISSN – 2595-6361
Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino é um periódico semestral, on-line, associado ao grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI, da Universidade do Estado da Bahia, localizado na cidade de Caetité, Bahia, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia.
Foco e Escopo
A revista tem por objetivo divulgar produções originais e inéditas de relevância científica na área de História com ênfase na História Social, na História da Educação e Pesquisa e Práticas de Ensino de História. A Revista dialoga com a literatura, a filosofia, a antropologia, a sociologia, a arqueologia, as variadas linguagens imagéticas e sonoras (cinema, fotografia, iconografia, música) e com as tecnologias de informação e de comunicação na pesquisa e no ensino. A Revista alcançou o Qualis Periódico B1 no quadriênio 2017-2020.
O periódico também aceita propostas de dossiês que podem ser feitas por autoras/es que tenham a mesma titulação daquela exigida para submeter artigos. As mesmas devem ser enviadas por e-mail e aos cuidados da chefia de edição da Revista e deverão conter as seguintes informações: dados das/os proponentes (nome completo, titulação, instituição/instituições a qual pertencem e seu endereço profissional, e e-mail); o título do dossiê e um resumo explicativo sobre o mesmo; apresentar no mínimo três colaboradoras/es para compor a seção, com os seus respectivos nomes, filiação institucional, título do texto e um breve resumo deste; também apresentar um texto breve para uma chamada pública convidando outras/os autoras/es a submeterem textos para compor o dossiê sugerido. A composição final do número monográfico será realizada em conformidade entre os proponentes do dossiê e a equipe editorial da Revista. Será de responsabilidade das/dos proponentes o texto introdutório apresentando o dossiê.
Quanto à titulação, os autores devem se enquadrar em uma das categorias:
Mestres e/ou Doutores; alunos vinculados a programas stricto sensu (mestrado e doutorado); especialistas (lato sensu), exclusivamente, em coautoria com o orientador (Mestre ou Doutor). Em caso de coautoria, pelo menos um autor deve ter mestrado e/ou doutorado.