DIVAS POP, LETRAS E A PRODUÇÃO DE MEMES: UM ESTUDO FUNDAMENTADO NA SEMÂNTICA DE FRAMES
POP DIVAS, LYRICS AND THE PRODUCTION OF MEMES: A STUDY BASED ON FRAMES SEMANTICS
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v3i11.22052Palavras-chave:
Divas Pop, Gênero, Meme, Semântica de Frames, Linguística de Corpus.Resumo
Este estudo objetiva discutir a função dos frames semânticos presentes nas letras das canções das divas pop do Brasil na criação de memes, tendo em vista a manifestação do embate entre as pautas da luta feminista e a camuflagem de valores machistas na produção desse gênero virtual. Para tanto, elege estudos sobre Gênero (SCOTT, 1995), Hipersexualização dos corpos (RICHARD-BESSETTE, 2006), Objetificação sexual (FREDRICKSON, B. L., et ROBERTS) e Pornificação da Cultura (GAIL DINES, 2010), Meme (GUERREIRO; SOARES, 2016), Linguística Cognitiva (GEERAERTS; CUYCKENS, 2007; EVANS & GREEN, 2006), Semântica de frames (FILLMORE, 1976, 1982; CIENKI, 2007) e Léxico (CARMO, 2005; JACKENDOFF, 2002; BIDERMAN, 1978). A metodologia vem dos pressupostos da Linguística de Corpus (SARDINHA, 2000). O AntConc (ANTHONY, 2020) é o concordanciador selecionado para tratamento do corpus de estudo que será compilado a partir das letras de músicas disponíveis na Internet em sites específicos. Já os memes são capturados, via buscador Imagens Google, memes cuja construção partem desses itens. A partir dos dados levantados, chega-se ao seguinte resultado: o corpus de estudo é guiado pelo Macroframe SEXO que orienta e é orientado por outros três: AÇÕES (toma, senta, desce, bota e brincando) que, por sua vez, estabelece agentes que performam papéis. Esses agentes humanos, não só possuem um corpo constituído de PARTES (bumbum e bunda), como também recebem qualificações enquanto INDIVIDUOS (mandada, recalcada e periguete). Tais qualificações servem de insumo para a criação de memes que ora apoiam ora atacam, não apenas as divas pop.
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