A CRIANÇA, O MAQUINISTA E O HOMEM: A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DA MASCULINIDADE NEGRA EM CANÇÃO PARA NINAR MENINO GRANDE, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

  • Wanderson Barbosa dos Santos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v3i11.21258

Palavras-chave:

masculinidade negra, racismo, sexismo, Conceição Evaristo

Resumo

Este ensaio apresenta um retrato de Fio Jasmim, personagem do romance Canção para ninar menino grande de Conceição Evaristo. Na forma de uma crítica literária e de um retrato sociológico, este trabalho discute a questão da formação da masculinidade negra tendo como documento estético e histórico o romance supracitado. Ao longo do texto são discutidas ideias que orbitam ao tema da construção da masculinidade negra como a questão da autoestima, a afetividade e a repressão dos sentimentos. Nesse aspecto, o ensaio discute o modo como a subjetividade do negro atravessa dilemas sobre sua racialização e as formas de enfrentamento e a inferiorização de sua autoestima. Por fim, apresentamos algumas notas sobre a socialização masculina e os significados do “ser homem” no romance.

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Biografia do Autor

Wanderson Barbosa dos Santos, Universidade de Brasília

Doutor em sociologia (2019-2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Teoria e pensamento social. Tem mestrado em Sociologia (2018), bacharelado em Sociologia (2016) e licenciatura em Ciências Sociais (2018) pela mesma Universidade. Foi membro do corpo editorial do periódico científico Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais (2019-2020). Tem como campo de interesse a área de Sociologia e pesquisa temas como: teoria crítica da sociedade, sociologia da educação, educação das relações étnico-raciais, ensino de sociologia, sociologia da literatura, pensamento social brasileiro, sociologia da arte e as obras de Georg Simmel e Walter Benjamin. Atuou como docente: Professor voluntário do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (2022-2023). Foi professor temporário da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (2022-2023). Atualmente é professor substituto do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. No atual contexto, dedica-se ao debate da educação para as relações étnico-raciais na formação dos professores e a relação entre literatura, educação e formação.

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Publicado

2024-12-29