A ESCRITA INTIMISTA NA POESIA DE FLORBELA ESPANCA

THE INTIMATE WRITING IN FLORBELA ESPANCA’S POETRY

Autores

  • Cibele Soares Hermano Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus X
  • Bruna Giorno Bonfim Santana Universidade do Estado daBahia - UNEB - Campus X
  • Ivana Teixeira Figueiredo Gund Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v4i8.18983

Palavras-chave:

Literatura; Mulher; Florbela Espanca; Eu; Escrita de si.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise crítica e reflexiva sobre a produção literária e a biografia da escritora portuguesa Florbela Espanca, a partir da representação do feminino. O presente estudo será norteado pela perspectiva da escrita de si discutida por Michel Foucault. Analisaremos no presente texto o uso insistente da primeira pessoa, observando sua repetição como elemento discursivo que corporifica o entrelaçamento do eu indivíduo com o eu autor, evidenciando a linha tênue entre esses. Outrossim, esta pesquisa também tem por objetivo analisar de que forma se dá a representação da imagem feminina na produção literária de Florbela Espanca, contextualizando seu lirismo, a história da mulher dentro da conjuntura histórico-literária e a produção literária florbeliana na construção de seu estilo intimista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Giorno Bonfim Santana, Universidade do Estado daBahia - UNEB - Campus X

Mestranda em Letras, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus X, Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus X, Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes – UCAM, Especialista em Gestão do trabalho pedagógico: gestão, supervisão, inspeção e coordenação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré – UNIVC,  Graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus X.

Referências

ALBERONI, Francesco. O erotismo – Fantasias e realidades do amor e da sedução. Tradução de Elias Edel. São Paulo: Círculo do Livro, 1986.

BOEUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Trad. Sérgio Milliet. Vol I. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. Licença editorial para o Círculo do Livro por cortesia da Editora Nova Fronteira S. A.

ESPANCA, Florbela. Poesia de Florbela Espanca. V. I. Porto Alegre: L&PM, 2012.

FNAC EXPERT, Lisboa, 09,12,2019. Disponível em: https://www.fnac.pt/Autora-do-Mes-Florbela-Espanca-a-tragica-escritora-que-gostava-de-escrever-poemas-de-amor/cp1852/w-4 . Acesso em: 22/06/2023, às 19h17min.

FOULCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é o autor. Lisboa: Passagens, 1992. P. 129-160.

JUSTINO, Adilene da Silva. Charneca em flor: o erotismo revelado em três poemas de Florbela Espanca. Universidade Estadual da Paraíba, 2016.

MILLET, Kate. Política sexual. Trad. Alice Sampaio, Gisela da Conceição e Manuela Torres. Lisboa: Dom Quixote, 1974.

ONLINE ETYMOLOGY DICTIONARY. Disponível em: https://www.etymonline.com/word/anchorite . Acesso em: 28/07/2023, às 16h42min.

RANCIÈRE, Jacques. Políticas da Escrita. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2017.

SILVA, Gislene Alves da; MOREIRA, Jailma dos Santos Pedreira. A escrita de si de sujeitos femininos e sua diferença cultural. Pontos de interrogação. v.6, n.1, jan.-jun., p. 11-28, 2016.

Downloads

Publicado

2024-01-24