A INFLUÊNCIA DO DISCURSO RELIGIOSO NOS DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO DAS FAKE NEWS

THE INFLUENCE OF RELIGIOUS DISCOURSE IN SPEECHES ABOUT FAKE NEWS' EDUCATION

Autores

  • Eliton Paulino Rodrigues da Silva Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Adriana Santos Batista Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v4i8.18829

Palavras-chave:

Análise do Discurso, fake news, ideologia de gênero, discurso religioso

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar como o discurso religioso pode influenciar na construção de um ideal sobre a educação brasileira. Para isto, serão analisados textos que versam sobre a educação brasileira, especialmente no que concerne o que ficou conhecido como “ideologia de gênero”. A base teórica será a análise do discurso materialista, com foco especial nos conceitos de formações imaginárias e memória discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Santos Batista, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Letras: Filologia e Língua Portuguesa (2016) pela USP; mestre em Letras: Filologia e Língua
Portuguesa (2011) pela USP; bacharel e licenciada em Letras com habilitações em Português e Linguística (2008) pela USP. Professora da UFBA; líder do Grupo de Estudos sobre Texto e Enunciação (GETEn). Faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura e do Doutorado em Ciências de Educação do Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe, Angola.

Referências

PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997.

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Paulo: EdUFSCAR, 2009, p. 104-106.

Downloads

Publicado

2024-01-24