A VARIAÇÃO NO USO DA CONCORDÂNCIA VERBAL COM SUJEITO PERCENTUAL EM TEXTOS JORNALÍSTICOS BRASILEIROS: UMA DESCRIÇÃO DA MÍDIA VIRTUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53500/missangas.v2i3.12846

Palavras-chave:

Variação; Sujeito percentual; Textos jornalísticos; Português culto.

Resumo

Busca-se verificar o uso da concordância verbal com sujeito percentual em textos escritos, em especial, em alguns jornais eletrônicos e sites de grande circulação brasileiros. Para tanto, foram analisados dois tipos de contextos de ocorrência de sujeito percentual: sentenças em que o sujeito percentual funciona como núcleo do sintagma preposicional, em estrutura complexa e sentenças que tem o sujeito percentual como sujeito simples. Nosso corpus foi constituído por dados do português escrito moderno e extraído de revistas e de jornais de grande circulação no Brasil, tais como Folha de São Paulo, Estadão, Carta na escola: atualidades em sala de aula, g1.com, r7.com, veja.abril.com, epoca.globo, bem como de outros sites e foi observado o efeito da traço [Humano] do sujeito sobre a concordância no português escrito. Na análise dos dados encontramos maior uso das marcas de plural nos contextos de sujeito [+humano] e uma frequência maior de variação na concordância verbal com sujeito percentual nos textos escritos se comparado aos mesmos contextos registrados na década de 90 e os contextos de maior ocorrência de variação foram aqueles de sujeito [-humano].

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Xavier de Matos Júnior, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Letras Vernáculas da Uiversidade do Estado da Bahia. Atua como membro do projeto de Pesquisa Variação Linguística no Portugues Popular da Bahia, coordenado pela profa. Vivian Meira.

Referências

CEGALLA, Domingos Paschoal (2010). Novíssima Gramática da Língua Portuguesa . 48ª edição. Companhia edit. Nacional.
CORREIO BRAZILIENSE, (2017). https://www.google.com/amp/s/blogs.correiobraziliense.com.br/dad/monteiro-lobato-ensinou/amp/
LABOV, William. Padrões Sociolinguísticos. 1. Ed. São Paulo: Parábola, 2008.
LUCCHESI, Dante. BAXTER, Alan. RIBEIRO, Ilza. O Portugues Afro-Brasileiro. 1. Ed. Salvador: EDUFBA, 2009.
LUCCHESI, Dante. As duas grandes vertentes da história sociolinguística do Brasil. Revista DELTA, 17:1, 2001 (pg. 97-130).
LUCCHESI, Dante. Parâmetros sociolinguísticos do português brasileiro. Revista da ARALIN, v. 5, n. 1 e 2, p. 83-112, dez. 2006.
SCHERRE, M. M. P. & NARO, A. J. Sobre a concordância de número no português falado do Brasil. In Ruffino, Giovanni (org.) Dialettologia, geolinguistica, sociolinguistica.(Atti del XXI Congresso Internazionale di Linguistica e Filologia Romanza) Centro di Studi Filologici e Linguistici Siciliani, Universitá di Palermo. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 5:509-523, 1998.
SCHERRE, M. M. P. & NARO, A. J. Restrições sintáticas e semânticas no controle da concordância verbal em português. Fórum Linguístico, Fpolis, n. 1 (45-71), jul.-dez. 1998.
SCHERRE, M. M. P. & NARO, A. J. Sobre as origens do português popular do Brasil. D.E.L.T.A, Vol. 9, No. Especial, 1993 (437-454).

Downloads

Publicado

2021-12-20