A VARIAÇÃO NO USO DA CONCORDÂNCIA VERBAL COM SUJEITO PERCENTUAL EM TEXTOS JORNALÍSTICOS BRASILEIROS: UMA DESCRIÇÃO DA MÍDIA VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.53500/missangas.v2i3.12846Palavras-chave:
Variação; Sujeito percentual; Textos jornalísticos; Português culto.Resumo
Busca-se verificar o uso da concordância verbal com sujeito percentual em textos escritos, em especial, em alguns jornais eletrônicos e sites de grande circulação brasileiros. Para tanto, foram analisados dois tipos de contextos de ocorrência de sujeito percentual: sentenças em que o sujeito percentual funciona como núcleo do sintagma preposicional, em estrutura complexa e sentenças que tem o sujeito percentual como sujeito simples. Nosso corpus foi constituído por dados do português escrito moderno e extraído de revistas e de jornais de grande circulação no Brasil, tais como Folha de São Paulo, Estadão, Carta na escola: atualidades em sala de aula, g1.com, r7.com, veja.abril.com, epoca.globo, bem como de outros sites e foi observado o efeito da traço [Humano] do sujeito sobre a concordância no português escrito. Na análise dos dados encontramos maior uso das marcas de plural nos contextos de sujeito [+humano] e uma frequência maior de variação na concordância verbal com sujeito percentual nos textos escritos se comparado aos mesmos contextos registrados na década de 90 e os contextos de maior ocorrência de variação foram aqueles de sujeito [-humano].
Downloads
Referências
CORREIO BRAZILIENSE, (2017). https://www.google.com/amp/s/blogs.correiobraziliense.com.br/dad/monteiro-lobato-ensinou/amp/
LABOV, William. Padrões Sociolinguísticos. 1. Ed. São Paulo: Parábola, 2008.
LUCCHESI, Dante. BAXTER, Alan. RIBEIRO, Ilza. O Portugues Afro-Brasileiro. 1. Ed. Salvador: EDUFBA, 2009.
LUCCHESI, Dante. As duas grandes vertentes da história sociolinguística do Brasil. Revista DELTA, 17:1, 2001 (pg. 97-130).
LUCCHESI, Dante. Parâmetros sociolinguísticos do português brasileiro. Revista da ARALIN, v. 5, n. 1 e 2, p. 83-112, dez. 2006.
SCHERRE, M. M. P. & NARO, A. J. Sobre a concordância de número no português falado do Brasil. In Ruffino, Giovanni (org.) Dialettologia, geolinguistica, sociolinguistica.(Atti del XXI Congresso Internazionale di Linguistica e Filologia Romanza) Centro di Studi Filologici e Linguistici Siciliani, Universitá di Palermo. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 5:509-523, 1998.
SCHERRE, M. M. P. & NARO, A. J. Restrições sintáticas e semânticas no controle da concordância verbal em português. Fórum Linguístico, Fpolis, n. 1 (45-71), jul.-dez. 1998.
SCHERRE, M. M. P. & NARO, A. J. Sobre as origens do português popular do Brasil. D.E.L.T.A, Vol. 9, No. Especial, 1993 (437-454).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na revista Missangas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, o pensamento dos editores.