Revistas

  • Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade

    A Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade é um periódico trimestral, temático. Publicado pela Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade), publica artigos científicos na área de Educação. Data do ano de 1992, sendo que a partir do ano 2001,  passa a chamar Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Tem como principal objetivo a publicação de artigos científicos inéditos. Recebe artigos, ensaios, documentos em fluxo contínuo. A revista publica artigos em português, inglês e espanhol.

  • Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural

    Apresentação

    Pontos de Interrogação é uma revista semestral, de acesso aberto, do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia. Situada no campo linguístico-literário, sua meta é produzir, acolher e divulgar produções científicas inéditas de investigadores nacionais e internacionais cujos estudos e conclusões problematizem os objetos e pressupostos tanto da crítica, teoria e historiografia literárias quanto dos estudos culturais, estudos de gênero, estudos pós-coloniais, entre outros. A repercussão das descobertas científicas do campo linguístico-literário, ao longo do último século, nas ciências humanas e sociais aplicadas, não só provocaram as chamadas viradas linguístico-literárias nesses campos de conhecim ento, com forte rebatimento não só quanto à teoria da representação em geral, mas, principalmente, quanto à emergência de um lugar de fronteiras epistemológico em que todas as instituições, tais como a escola, o estado, a igreja, os dispositivos de controle econômico, entre outros, devam ser interpeladas a favor da democracia direta e da cidadania cultural dos povos e nações despejados de sua língua, cultura, território e dos espaços de construção de si como sujeitos sociais e coletivos.

    Ao longo de 2017, aceitaremos, em fluxo contínuo, resenhas e ensaios sobre livros clássicos da virada linguístico-literária, bem como aceitaremos manifestos e ensaios híbridos derivados de pesquisa e como política da escrita emancipadora, esperando consolidar e incorporar esses textos e gêneros discursivos a partir dos dossiês de 2018. Os gêneros anteriores, aceitos pela revista Pontos de Interrogação, a saber artigos, entrevistas e resenhas, além de se fazerem seguir, a partir de 2018, de novos gêneros discursivos, continuarão, necessariamente, passando pelo crivo de consultores ad hoc. Serão aceitos os trabalhos, indicados pelos pareceristas, que atendam às perspectivas teóricas e formais estabelecidas normas da revista.

  • Tabuleiro de Letras

    A Revista Tabuleiro de Letras, organizada e dirigida pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens do Departamento de Ciências Humanas do Campus I – Salvador, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, aceita, para publicação em formato eletrônico, artigos e resenhas, inéditos, escritos por pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, em português, espanhol, inglês ou francês.

    São aceitos textos de mestres, doutorandos, doutores ou pesquisadores com título de notório saber.  Mestrandos também podem publicar artigos, desde que em coautoria com doutores. A exceção se aplica à seção de Resenhas, na qual são aceitos textos de mestrandos como autores únicos.   

  • Plurais - Revista Multidisciplinar

    A Plurais - Revista Multidisciplinar é uma revista vinculada ao Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), do Departamento de Educação – Campus I, Salvador, da Universidade do Estado da Bahia.

    A Plurais – Revista Multidisciplinar aceita manuscritos em formatos de artigos (organizados ou não em dossiês), que apresentem resultados de pesquisa empírica ou teórica ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica e ensaios sobre temas emergentes e relevantes na Área de Educação. A revista também acolhe relatos de experiências pedagógica, resenhas e entrevistas. Todos os manuscritos apresentados devem tratar de temas da Área de Educação. A submissão de textos à revista é contínua e os artigos aprovados são publicados assim que finalizado o processo de edição, buscando fomentar a socialização das experiências na educação em todo país. A Plurais conta com apoio e fomento institucional.

  • Revista Ouricuri

    Ouricuri Magazine is a multidisciplinary journal edited by the Postgraduate Program in Human Ecology and Socio-Environmental Management (PPGEcoH) at the State University of Bahia - UNEB - Campus III, Juazeiro - BA.

    Ouricuri Magazine receives institutional support from the Periodical Publication Support Program linked to the Stricto Sensu Postgraduate Programs at UNEB (PROEP-PÓS), upon approval via PROEP-PÓS Notice No. 032/2019.

  • Cenas Educacionais

    A Cenas Educacionais (CEDU) (e-ISSN: 2595-4881), instituída no ano de 2018, é o periódico acadêmico do Grupo de Pesquisa Ensino, Discurso e Sociedade (DisSE) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia. A CEDU obteve Qualis Periódicos B1 no quadriênio (2017-2020). A CEDU publica dossiês temáticos, relatos de experiências ou de casos, artigos originais, revisões de literatura, entrevistas, traduções, resenhas, produções artísticas, produtos/materiais didáticos e pontos de vista, após aceitos pelo processo de avaliação, que tratem do Ensino, Educação e Interdisciplinaridade nas línguas portuguesa, espanhola, inglesa e francesa conforme normas das diretrizes para autoras(es).

  • Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos

    A Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos é um periódico semestral, temático, destina-se a divulgar a produção científica dos docentes, pesquisadores e estudantes das instituições envolvidas e das parcerias instituídas na área da EJA numa abordagem interdisciplinar.

    Pretende abranger as produções tanto nacionais, regionais como internacionais no campo da EJA num abordagem interdisciplinar, em nível de mestrado e doutorado (acadêmico ou profissional), pós-doutorado, como também o que é produzido na graduação e por professores da educação básica.

    Contempla, prioritariamente, pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no campo da educação básica modalidade EJA, educação profissional, tecnológica, social, popular, formação e profissionalidade docente.

  • Revista Baiana de Educação Matemática

    La Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) (e-ISSN: 2675-5246 / Prefijo DOI: 10.47207), lanzada en 2020, tiene como misión divulgar investigaciones centradas en los profesores de matemáticas, abordando su formación, la realidad y cultura escolar, además del proceso de enseñanza-aprendizaje. Publicada por el Programa de Posgrado en Educación, Cultura y Territorios Semiáridos (PPGESA) de la Universidad del Estado de Bahia (UNEB), Campus III, RBEM cuenta con el apoyo del Campus VII de la UNEB y del Instituto Federal del Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Campus Santa Maria da Boa Vista/PE. La revista adopta el sistema de publicación continua y no cobra tarifas de procesamiento de artículos (APC).

    Qualis/CAPES: B2.

    La Revista Baiana de Educação Matemática está indexada en: Google Scholar Sumários | ResearchBibRevistas de Livre Acesso|Internacional Scientific Indexing PKP IndexABEC BRASILEurasian Scientific Journal IndexDirectory of Research Journals IndexingLatindexDiadorimIndex Copernicus Internacional|Crossref|Digital Object Identifier (DOI)|DOAJ|LatinREV| CiteFactor|International Scientific Indexing(ISI)

  • Missangas: Estudos em Literatura e Linguística

    Missangas: Estudos em Literatura e Linguística é uma revista publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (Brasil) desde 2020, com periodicidade semestral. A Revista aceita para publicação artigos inéditos sobre estudos literários e estudos linguísticos. Em Literatura, os artigos devem versar sobre estudos literários e culturais que enfatizem a crítica e a teoria literárias em suas diversas abrangências teóricas e metodológicas. Em Linguística, os artigos podem pautar-se em pesquisas e debates relativos a todos os campos da Linguística teórica e da Linguística Aplicada.

  • Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva

    Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (Prácticas y Atención: Revista de Saúde Coletiva - PC-RESC) (e-ISSN: 2675-7591), constituida en 2020, es una publicación periódica vinculada al Programa de Residencia Multiprofesional en Salud y a la Maestría Profesional en Salud Pública (MEPISCO) de la Universidad del Estado de Bahía (UNEB). El PC-RESC se edita en un sistema de flujo continuo para su envío y publicación. El alcance de PC-RESC incluye producciones con un enfoque multidisciplinar e interprofesional en el campo de la Salud Pública. PC-RESC publica expedientes temáticos, relatos de experiencias y/o casos, artículos originales, reseñas de literatura, reseñas y cartas al editor, aceptados luego de un proceso de revisión, en portugués, español, francés e inglés, de acuerdo con los estándares presentados en el directrices para el autor(es).

  • Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica

    A Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (RBPAB) é um periódico quadrimestral, publicado pela Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph), que tem por principal objetivo a publicação de artigos acadêmico-científicos inéditos, que aprofundem e sistematizem a pesquisa empírica com fontes biográficas e autobiográficas, assim como de caráter epistemológico, teórico-metodológico, visando a fomentar e promover o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e de outros países, no âmbito do movimento biográfico internacional, como política de socialização de estudos vinculados à pesquisa (auto)biográfica em Educação.

  • Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras

    BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras é um periódico acadêmico revisado por pares (double-blind-review) associado ao Grupo de Pesquisa: Línguas e Literaturas Estrangeiras na Sociedade Contemporânea, sediado no Departamento de Linguística, Literatura e Artes, do campus universitário da cidade de Alagoinhas. Com periodicidade semestral, vem publicando produções acadêmico-científicas voltadas aos estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras. O periódico recebe artigos inéditos, escritos em Língua Portuguesa, Inglesa ou Francesa. O trabalhos devem versar sobre os estudos linguísticos, literários, estudos da tradução, Linguística Aplicada ao ensino de Línguas Estrangeiras e estudos pedagógicos inscritos na área de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas. Há ainda uma seção reservada para a tradução de textos teóricos e literários.

  • Revista Educação e Ciências Sociais

    A RECS revista de educação e ciências sociais é produzida dentro do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico - TSPPP - vinculado ao PPGEDUC Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Ao trabalhar de forma compartilhada entre a educação e as ciências sociais, a revista publica artigos através de dossiês temáticos conjuntamente com as sessões livres de relatos de pesquisas teóricas e empíricas relacionados com projetos políticos alternativos existentes em diversos contextos locais e globais.

    recs@uneb.br

  • Revista Nupex em Educação

    A Revista NupeX em Educação é de fluxo contínuo. As submissões para publicação na próxima edição foram prorrogadas até dia 05 de junho de 2016.
  • Opará: Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação

    OPARÁ: Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação é um periódico do Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação - Opará, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Disponibilizada em formato eletrônico e impresso, destina-se à publicização de artigos científicos e pesquisas em variadas áreas do conhecimento (tais como: História, Educação, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Geografia Humana e Cultural, Direito, Ecologia Humana, Letras, Pedagogia), bem como a divulgação de produções culturais. Tem como objetivo a elaboração de edições temáticas visando contribuir com análises e estudos nas áreas de educação, cultura, política, dinâmicas sociais, ecologia humana, etnicidades, movimentos sociais.

    INDEXAÇÕES

    - Qualis Periódicos - Plataforma Sucupira - CAPES: QUALIS B3
    - Portal de Revistas UNEB: https://www.revistas.uneb.br/
    - Latindex: https://latindex.org/latindex/ficha/24217
    - Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=WkMn900AAAAJ
    - DIADORIM/IBCT - diretório de políticas editoriais das revistas cientificas brasileiras : https://diadorim.ibict.br/handle/1/1204
    - SUMARIOS.ORG - Sumáiro de revistas brasileiras: https://sumarios.org/revista/opar%C3%A1
    - MIGUILIM - Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras: https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/6392
    - LIVRE - Portal para periódicos de livre acesso na Internet: https://livre2.cnen.gov.br/ConsultaPorLetra.asp?Letra=O
    - CiteFactor.Org: https://www.citefactor.org/journal/index/15279/opar-etnicidades-movimentos-sociais-e-educao

  • África[s] - Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos e Representações da África

    A Revista África(s) - Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos e Representações da África é uma publicação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) DEDC II (Campus Alagoinhas), dirigido à comunidade acadêmica da áreas das humanidades e afins, a qual se propõe publicar artigos inéditos e de pesquisas originais nesta área. 

    Publica: artigos, resenhas e documentos   Idioma: Português

    ISSN: 2446-7375  Periodicidade: semestral

    QUALIS DA REVISTA: B1

  • Revista Mbote

    É uma publicação semestral do Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades da Universidade do Estado da Bahia (CRDH/UNEB), de natureza interdisciplinar, que tem o objetivo de publicar artigos científicos de pesquisador@s de instituições de ensino ou pesquisa, nacionais ou estrangeiras.
     
     
  • REN9VE - Revista Científica Campus XIX - UNEB

    A Revista REN9VE, ISSN 2676-0479, surge como um espaço de debate, de afirmação e de fortalecimento da pesquisa e extensão no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT, Campus XIX, da Universidade do Estado da Bahia, onde são ofertados cursos de graduação, Bacharelados em Ciências Contábeis e Bacharelado em Direito, além de um curso de pós-graduação stricto senso, vinculado ao PPGDC - Programa Multi-Institucional de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento. 

      

  • Grau Zero – Revista de Crítica Cultural

    Grau Zero é uma revista semestral, de acesso aberto, articulada e pré-editada por uma comissão científica local de estudantes e com total apoio dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia. Publicamos em português, inglês, francês e espanhol, artigos, entrevistas e resenhas, inéditos, de investigadores nacionais e internacionais, em seu processo de realização de mestrado e de doutorado, cujos estudos e conclusões problematizem não só as representações culturais e sociais, em suas diversas formas e suportes, mas os processos de construção dessas representações, seus agentes, seus significados, suas lógicas e sentidos. O trabalho com a linguagem, assim, constitui um crivo decisivo para se avaliar o diálogo e as trocas epistemológicas entre a área dos estudos linguísticos, estudos literários e os das ciências humanas e demais campos do saber.
  • Garimpus: Revista de Linguagens, Educação e Cultura na Chapada Diamantina

    APRESENTAÇÃO DA REVISTA

    A Garimpus: Revista de Linguagens, Educação e Cultura da Chapada Diamantina celebra os 15 anos de atuação da UNEB como pioneira no ensino superior, na pesquisa e na extensão no centro geográfico da Bahia. A iniciativa do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias de Seabra (Campus XXIII) é uma publicação científica que busca garimpar, sistematizar e dar visibilidade para a produção do conhecimento regional e incluir a Chapada Diamantina como artífice do saber na sociedade contemporânea.

  • CONEXÕES EDUCATIVAS

    A Revista CONEXÕES EDUCATIVAS é uma publicação científica ligada ao Grupo de Estudos e Pesquisa FORINLEJA - FORMACCEINFANCIA, LINGUAGENS E EJA, e ao Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias GPELCH, vinculados ao PPGEDUC/DEDC I - UNEB da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

    É editada semestralmente em plataforma eletrônica (ISSN XXXX-XXXX/XXXX-XXXX) com fluxo contínuo de submissão e com avaliação Qualis/Capes xx na área principal, balizados pelas normas bibliográficas atualizadas da APA.

    O escopo primário da revista é a publicação, em português, espanhol ou inglês, de textos originais e inéditos resultantes de pesquisa de caráter teórico ou empírico, bem como revisões de literatura, na forma de dossiês temáticos, artigos acadêmico-científicos, resenhas, que fomentem e facilitem o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional de pesquisas no âmbito da educação.

    A revista é destinada a professores e pesquisadores, assim como a estudantes da pós-graduação strictu sensu, tendo como áreas de interesse Infâncias, cultura da infância, Linguagens, EJA, poéticas orais, ludicidade. 

    ISSN Versão online: XXXX - XXXX || ISSN Versão impressa: XXXX-XXXX|| DOI: XX.XXXXX/XXXX-XXXX

  • Caderno Multidisciplinar Educação e Contexto do Semiárido Brasileiro

    A revista tem como objetivo dar visibilidade à produção técnica e científica das instituições e/ou pessoas que compartilham e articulam nos seus escritos os princípios da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), definindo sua linha editorial e sua política de editoração, publicação e divulgação. Tem como editor o Selo Editorial RESAB. O Conselho Editorial é composto por representantes de diversas entidades da Sociedade Civil, Universidades e por instituições governamentais vinculadas à Rede.

    Sua publicação é semestral com temáticas prioritárias em consonância com os princípios defendidos pela RESAB e em conformidade com a política editorial, consolidada ao longo do tempo. A composição de cada Caderno abrange, além de uma nota introdutória, cerca de dez ou mais artigos por cada volume. Utiliza-se de ‘Chamada de Trabalhos’ para inscrição de artigos que serão analisados pelo Conselho Editorial e aprovados para posterior publicação. 

  • Cadernos de Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável

    A revista Cadernos de Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável  é um periódico   de diferentes grupos de pesquisa da UNEB e de instituições e grupos parceiros

    V. 1, N. 4 (2016) Gestão Social dos Territórios: Interface da educação com as políticas públicas direcionas para a construção de sociedades sustentáveis.

  • Revista Coletivo SECONBA

    A Revista Coletivo SECONBA é uma publicação acadêmica multidisciplinar de periodicidade anual (se pretende semestral) que visa difundir a produção de conhecimento relacionada sobretudo à educação para as relações étnico-raciais, abrangendo temas correlatos que envolvam as temáticas de raça, etnia, gênero, territorialidades, quilombos, povos indígenas entre outros.

  • Caderno de Pesquisa Esse in Curso

    O Caderno de PesquisaEsse in Curso, cuja expressão latina significa: Estar em andamento. Foi criada em 2003, caracteriza-se por ser um periódico semestral. A partir de 2017, seguindo as diretrizes nacionais de periódicos qualificados, passa a ser um periódico digital, publicando artigos inéditos, de natureza científica, resultantes de pesquisas que contribuam para o conhecimento teórico, metodológico e prático no campo da Educação e em interação com as demais Ciências Sociais, relacionando-se com a comunidade regional, nacional e internacional.

    Esse in curso, como caderno de pesquisa é um instrumento do sistema de comunicação científica, dedicado à publicação de estudos, documentos de trabalho, resultados parciais de pesquisas, resenhas, palestras, relatórios de pesquisa, relatórios técnicos, além de trabalhos completos que, apresentados em eventos, tinham sido publicados apenas na forma de resumos. Aceita trabalhos originais, que analisam e discutem assuntos de interesse científico-cultural. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), nas seguintes áreas:

     a)      Gestão da Educação e Redes Sociais – Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC);

    b)      Processos Tecnológicos e Redes Sociais - Programa de Pós-Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC).

  • Letras em Movimento - Revista de Estudos Críticos Interdisciplinares do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS

     
    É a Revista do Mestrado Profissional em Letras – UNEB – Campus V, periódico eletrônico semestral, constitui-se enquanto veículo oficial do Mestrado Profissional, mantido pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, em Santo Antônio de Jesus e destina-se a pesquisadores, professores, estudantes e público interessado nas discussões quem envolvem a formação do profissional de Letras – Língua Portuguesa e sua atuação em sala de aula no Ensino Fundamental II.
  • Revista SAPIENTIA

    Revista de Estudos Literários, Educacionais e Linguísticos é um períódico semestral, com avaliaçao de pares, mantido pela Universidade do Estado da Bahia. Tem como missão fomentar a produção acadêmica sobre estudos culturais, permitindo aos pesquisadores, do Brasil e de outros países,  divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate na área. A Revista Sapientia aceita, em fluxo contínuo, artigos inéditos em suas especialidades: ensaios sobre estudos literários, linguísticos e culturais, artigos, resenhas e recensões críticas de obras literárias e científicas nas áreas de literatura, educação, linguística e teoria literária.

    Não se cobra dos autores pela publicação.

                                        --------------------

    Sapientia is a peer-reviwed journal published biannualy, sponsered by Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Brazil - It aims to scholarly production in the Literary, Linguistic and Cultural Studies areas, allowing researchers from Brazil and  abroad to share their research an contribute to the academic debate.

    Sapientia continually receives unpublished works in its field: essays on Literary, Linguistic, Cultural Studies and reviews of Literary and cientific works in the field of Literature and Literature Theory.

  • Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino

                                                                                                                                                         ISSN – 2595-6361                   Qualis Periódicos B1 (2017-2020)  

    Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino é um periódico semestral, online,  associado ao grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI, da Universidade do Estado da Bahia, localizado na cidade de Caetité, Bahia, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia. A Revista tem por objetivo divulgar produções originais e inéditas de relevância científica na área de História com ênfase na História Social, na História da Educação e Pesquisa e Práticas de Ensino de História. A Revista dialoga com a  literatura, a filosofia, a antropologia, a sociologia, a arqueologia, as variadas linguagens imagéticas e sonoras (cinema, fotografia, iconografia, música) e com as tecnologias de informação e de comunicação na pesquisa e no ensino. A Revista alcançou o Qualis Periódico B1 no quadriênio 2017-2020.

  • Revista Internacional Análise Cognitiva

    La Revista Internacional de Análisis Cognitivo - RIANCO es una revista temática anual, destinada a difundir la producción científica de profesores, investigadores y estudiantes de las instituciones involucradas y las alianzas establecidas en las áreas que integran el DMMDC - Doctorado Multinstitucional y Multidisciplinario en Difusión del Conocimiento (UNEB, LNCC, UEFS, IFBA, UFBA, SENAI / CIMATEC). RIAnCo tiene su origen en el componente de Análisis Cognitivo y se crea en la base institucional de la Universidad del Estado de Bahía a través del Centro de Investigación en Educación y Desarrollo Regional (CPEDR) integrando grupos de investigación multireferenciales en Difusión del Conocimiento.

    El objetivo de la revista es ser un vehículo para la difusión de investigaciones inéditas relacionadas con el campo del conocimiento del Análisis Cognitivo en la Difusión del Conocimiento.

    RIAnCo está dirigido a un público más amplio de diferentes espacios de aprendizaje multireferenciales (EMA), que operan en las áreas de Cognición, Idiomas e Información; Comunicación y Gestión; Cultura, Transversalidad, Interseccionalidad e (in) información; Tecnologías y áreas relacionadas.

    Fróes Burnham (2000) denomina “espacios de aprendizaje” a aquellos lugares que articulan intencionalmente procesos de aprendizaje (producción inmaterial de subjetividades y conocimientos - escuelas, universidades, institutos de investigación) y trabajo (producción material de bienes y servicios - lugares de trabajo, agencias de servicios, grupos culturales, etc.). acciones de movimientos políticos y sociales). Para el autor, existe, cada vez más, una interpenetración entre estas dos formas de organizaciones de aprendizaje.
    La política de publicación de la revista es el envío y publicación gratuitos de manuscritos.

  • Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar

    A Revista ComCiência é um periódico digital, aberto, de divulgação científica, vinculada ao Departamento de Educação, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia -UNEB, cujo objetivo é socializar o conhecimento produzido em diversas áreas. Criada no ano de 2004, a Revista ComCiência vem publicando trabalhos originais de caráter multidisciplinar. É indexada junto a Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC, além de atribuir Digital Object Identifier (DOI), a todos os manuscritos publicados a partir de dezembro de 2018.

  • Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagens

    Abatirá - Revista de Ciencias Humanas y Lenguajes

    Abatirá, según la etnología brasileña, consiste en un subgrupo de índios Aimorés, que vivían em el bosque del territorio de la antigua Capitanía de Puerto Seguro, en actual extremo sur da Bahía. Reacios a realización de alianza con los colonizadores, fueron víctimas de expediciones sertanistas que se pusieron en lo interior en la segunda mitad de el siglo XVI. A partir de la década de 1560, iniciarán una série de revueltas contra la esclavitud que sofrían, que resultó en la destrucción de algunas vilas de la capitanía, entre ellas la de Santo Amaro y Puerto Seguro. Estos episodios se conocieron como la Guerra de los Abatirá.

  • Revista Encantar

    A Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, em versão em versão exclusivamente eletrônica interdepartamental, Coordenada, de forma compartilhada, pelo Grupo de Pesquisa EDUCATIO Políticas Públicas e Gestão da Educação vinulado ao Departamento de Educação do Campus I Salvador, pelo Grupo de Pesquisa Ciência e Resitência, Laboratório de Inovaçao Social do Departamento de Ciências Humanidas e Tecnologias de Bom Jesus da Lapa - Campus XVII - Bom Jesus Lapa e o Departamento de Ciencias Humanas Campus IX Barreiras.

    Nossa política editorial prioriza a veiculação da produção das ciências humanas voltadas para a reflexão de longo alcance, tanto na análise empírica quanto nos fundamentos teóricos, sobre questões relativas ao tema da cultura e sociedade. 

     

     

     

  • Revista Canudos

    A Revista Canudos é uma publicação anual organizada pelo Centro de Estudos Euclydes da Cunha - CEEC/UNEB  que se dedica à pesquisa da história do povo sertanejo e seus desdobramentos políticos, sociais e culturais com ênfase no território do Semiárido baiano. 

  • Discentis: Revista Científica da Universidade do Estado da Bahia - Campus XVI - Irecê

    A Revista Discentis, vinculada aos Cursos de Letras e de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), Campus XVI, Irecê, é um periódico que tem por finalidade divulgar trabalhos científicos de alunos de graduação, mestrado ou doutorado devidamente matriculados em Cursos de Letras e/ou de Pedagogia de instituições nacionais e internacionais de língua portuguesa.

    Como se trata do público de Letras e de Pedagogia, aqui cabe abordar arcabouços teóricos que possam contribuir para o desenvolvimento científico nas áreas de língua e de literatura, promovendo discussões acerca de tais contribuições para o ensino e para a pesquisa. Além disso, este espaço virtual também se volta para a tarefa de (re)pensar os rumos da educação, refletindo sobre as práticas pedagógicas necessárias à formação docente. 

  • Revista Direito no Cinema

    Revista de publicação  online semestral. Primeira edição tem como referencia o semestre 2019.2

    ISSN 2675-3332S

  • Scientia: Revista Científica Multidisciplinar

    A Revista Scientia é fruto do convênio a Universidade do Estado da
    Bahia - UNEB (Departamento de Ciências Humanas (DCH-I) Salvador) e o Instituto Federal da Bahia - IFBA- Campus Camaçari.
    PUBLICAÇÃO: Quadrimestral
    PÚBLICO ALVO: Autores, leitores e pesquisadores das áreas de ciências humanas e sociais aplicada.
    Versão online: http://revistas.uneb.br/index.php/scientia/

    Manual Completo da Revista Scientia:

    https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/issue/view/Manual%20da%20Revista%20Scientia

    Tutorial em vídeo para Submissão:

    https://youtu.be/_vBff2ifkc0?si=bkVFyYnyLmId80qz

  • REVISTA CONTABILETRANDO

    Para informações sobre submissão de artigos acesse o menu "SOBRE"
  • Anãnsi: Revista de Filosofía

    Anãnsi - Revista de Filosofia (ISSN: 2675-8385) es una revista mantenida por el Curso de Filosofía del Departamento de Educación del Campus I de la Universidad del Estado de Bahía (Brasil) en alianza con centros e investigadores en filosofía de diferentes partes de América Latina con el propósito de promover un espacio para la publicación de trabajos cualificados en filosofía en forma de artículos, ensayos, reseñas de libros o películas, traducciones y expedientes. La propuesta de Anãnsi es ser una revista que refuerce la pluralidad del pensamiento filosófico y sus diversas legitimidades. Aceptamos trabajos sobre cualquier tema de Filosofía, principalmente temas filosóficos que discuten temas de actualidad, especialmente temas de raza, clase, territorialidad y género. Creemos firmemente en la vitalidad de la comunidad filosófica y vemos en la construcción de este portal la reafirmación de nuestra actuación crítica y creativa. Aceptamos envíos de textos en portugués, español, francés e inglés.

  • Diálogos e Perspectivas Interventivas

    A Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) (ISSN - 2675-682X), instituída no mês de outubro do ano de 2020, é uma revista científica vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (MPIES) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A DIAPI é editada em sistema de fluxo contínuo para submissão e publicação. O escopo da DIAPI inclui produções com enfoque na Interdisciplinaridade, Ciências Humanas e Ciências Sociais. A DIAPI publica dossiês temáticos, relatos de experiências, artigos originais, revisões de literatura, resenhas e carta ao editor, aceitos após processo de revisão por pares, nas línguas portuguesa, espanhola, francesa inglesa conforme normatização apresentada nas diretrizes para autoras(es).

  • DADOS DE ÁFRICA(S)

    A Revista Dados de África(s) surgiu em 2020, a partir dos diálogos travados pelos discentes da 5ª turma do Programa de Pós Graduação lato sensu em Estudos Africanos e Representações da África da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (DEDC II), articulados com estudantes do Brasil e de outros países, a exemplo de Angola, Guiné Bissau e Moçambique. Dados de África(s) é resultado das discussões em redes sociais, dos discentes acima citados, organizados em prol do objetivo de democratização do conhecimento. Uma das muitas discussões teve como conclusão o fato de que há poucos periódicos voltados para receber artigos de estudantes em formação, e que a produção científica não deve ser exclusiva dos docentes. Assim, organizados em grupos de discussão, com apoio dos docentes do programa, os discentes optaram por criar a revista, propondo para a coordenação o encaminhamento das medidas necessárias para a revista. E assim Dados de África(s) surge como novo periódico para a sociedade brasileira em geral. O próprio nome do periódico, por sinal, resulta de uma pequena consulta feita entre os discentes e docentes do programa. Seu design também foi parte deste processo, reunindo experiências e conhecimentos técnicos de variadas matizes.

    Ressalte-se, que Dados de África(s) é a revista criada para veicular os estudos e pesquisas de discentes interessados em publicar trabalhos que dizem respeito ao continente africano e suas representações. Dados de África(s) não publica artigos que tenham como foco análises de outros espaços que não sejam o continente africano, ou os discursos que reivindiquem este, sob o prisma das representações. Aqui entende-se que a referência temática é a África como centralidade, seja no que concerne ao seu espaço, ou suas representações.

    Seu ISSN é 2675-7699.

  • Diálogos e Diversidade

    A Diálogos e Diversidade (RDD) é uma revista científica eletrônica ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que tem como objetivo fomentar a divulgação de produções acadêmico-científicas, dentro de uma perspectiva multi/transdisciplinar, que promova o diálogo entre os diversos campos das Ciências Humanas e Ciências Sociais.

  • MultiScientia

    MultiScientia - Centro de Pesquisa em Ecologia e Recursos Hídricos – CEPERH

  • Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE)

    Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE) está vinculada ao Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e objetiva divulgar trabalhos oriundos de práticas extensionistas e de pesquisa. É uma iniciativa conjunta dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Teatro, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências Biologógicas, Bacharelado em Ciências Contábeis e do Bacharelado em Enfermagem. É foco da RevNUPE, portanto, divulgar trabalhos voltados a formação de professores e professoras, nas diversas áreas dos cursos que compõe o departamento, e dos processos de ensino e aprendizagem dessas ciências e as múltiplas questões envoltas ao contexto educacional; bem como as diversas práticas que contextualizam a formação e atuação profissional de Enfermeiros/as e Contadores/as. A revista não cobra nenhuma taxa de processamento de artigos (Article Processing Charge - APC) e publica em fluxo contínuo (rolling pass). 

    e-ISSN: 2763-6879

  • Cangaço em Revista

    O periódico Cangaço em Revista é uma publicação anual organizada pelo Centro de Estudos Euclydes da Cunha - CEEC/UNEB dedicada ao estudo do fenômeno do cangaço e à revisão do cânone de suas abordagens históricas tradicionais.

     

  • Revista Verde (RV)

    A Revista Verde (RV) é uma publicação periódica semestral do Programa Escola Verde e do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar (CNPq) com o objetivo de contribuir com a divulgação científica de pesquisas e experiências, nacionais e internacionais, de diferentes áreas do conhecimento relacionadas às problemáticas socioambientais e sustentabilidade.

  • Revista Ecologias Humanas

    A Revista Ecologias Humanas é um periódico fundado em 2015 e é o primeiro no campo da Ecologia Humana criado pela Sociedade Brasileira de Ecologia Humana – SABEH. É um periódico internacional e bilíngue publicado em parceria com o programa de Pós Graduação em Ecologia Humana da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

  • RICV - Revista Interdisciplinar em Ciências da Vida

    A REVISTA INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DA VIDA DA UNEB (RICV- UNEB) é uma publicação periódica anual, editada em sistema de fluxo contínuo para submissão e publicação. Está vinculada ao Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I, Salvador, Bahia, Brasil, através dos seus colegiados dos cursos da área de Saúde do Departamento de Ciências da Vida (DCV) e da Área Básica de Ciências Biológicas. 

  • REVISTA EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS- ISSN 26755718

    A Revista ELITE: Educação, Linguagem e Tecnologias, surge em 2019, a partir da necessidade dos pesquisadores multidisciplinares do Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e LIBRAS- GETEL, da Universidade do Estado da Bahia, Campus XI em Serrinha- Bahia, em publicizar e difundir resultados das vivências de práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizadas pelo Grupo, como também, ampliar as possibilidades de divulgação das produções científicas emergentes nos contextos da Educação e áreas que, com ela dialoguem. Busca difundir: Artigos científicos, Ensaios acadêmicos, Resumos de Teses, Dissertações. Além disso, a equipe de criação da Revista ELITE insere, no contexto do periódico, as inéditas Produções Didático Pedagógicas que são obras representadas por  diversas outras linguagens. Os textos publicados na e pela REVISTA ELITE serão voltados para as temáticas que envolvam: Formação docente; Tecnologias na educação; Educação Inclusiva; Libras e EaD.

    O objetivo da Revista é incentivar a pesquisa acadêmica e o debate amplo sobre educação e tecnologias nos diversos prismas de sua relação com a sociedade e disseminar o conhecimento, o pensamento,as experiências, por meio da produção científica inédita e relevante, desenvolvida por pesquisadores brasileiros ou estrangeiros da área de Educação.

    REVISTA INDEXADA:

    DIADORIM

    LATINDEX

    https://www.latindex.org/latindex/ficha/26381

    GOOGLE SCHOLAR

  • Revista CHO - Contação de Histórias e Oralidade

    Boas vindas à Revista CHO - Contação de Histórias e Oralidade, o primeiro periódico científico brasileiro exclusivamente dedicado a estudos, pesquisas e reflexões sobre a Contação de Histórias e Oralidade do Brasil, vinculado Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias (GEPELCH) - UNEB/PPGEDUC da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

    Este é o espaço para divulgar estudos e conhecimentos científicos que tratem da ancestralidade do conto, da atualidade do conto e de seu futuro, produzidos no campo da Educação e demais áreas que integrem a contação de história à sua atuação. Aqui construímos o campo epistemológico da contação de histórias.

  • Outros Sertões

    Revista do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias

    Campus XXII - Euclides da Cunha-BA

  • Educação e Humanidades (UMANITÀ)

    A Revista Educação e Humanidades (UMANITÀ) é um periódico semestral vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação e Humanidades (UMANITÀ), integrado ao Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) do Departamento de Educação - DEDC I, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Nosso objetivo é impulsionar a produção acadêmica nas áreas de Educação, Currículo, Processos Tecnológicos, Ludicidade, Desenvolvimento Humano, Práticas Pedagógicas e Humanidades, promovendo um espaço para pesquisadores do Brasil e de outras partes do mundo divulgarem suas pesquisas e enriquecerem o debate na área.

    Comprometida com a disseminação do conhecimento, a UMANITÀ aceita, em fluxo contínuo, artigos inéditos em português, inglês e espanhol. Além disso, abraçamos a diversidade de formas de contribuição, incluindo resenhas, resumos, ensaios e relatos de experiência. Anualmente, organizamos o Colóquio Internacional Educação e Humanidades, apoiado por diversos programas de pós-graduação, proporcionando um ambiente dinâmico para avanços e inovações.

    Destacamos que não cobramos dos autores pela publicação, reforçando nosso compromisso com a acessibilidade e a promoção de um espaço acadêmico inclusivo. Acreditamos na importância de tornar o conhecimento disponível para um amplo público, potencializando diálogos e a colaboração no cenário acadêmico e profissional.

  • Revista Aió

    Revista Aió: Periódico do Grupo de Pesquisa em Literatura e História da Universidade do Estado da Bahia

  • Encontro de Discentes Pesquisadores e Extensionistas

    Encontro de Discentes Pesquisadores e Extensionistas - EDIPE

    O Encontro de Discentes Pesquisadores e Extensionistas objetiva aproximar o Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru do que tem feito os/as discentes da Universidade, socializando as diversas práticas extensionistas e de pesquisas realizadas ao longo do ano de 2023. Com isso, portanto, o evento propõe a vivência de Palestras e Mesas Temáticas, bem como espaço de apresentação de trabalhos, que serão avaliados por comissão científica. Poderá participar das atividades aqui propostas qualquer pessoa que faça parte da comunidade acadêmica e externa. Espera-se, com este projeto de extensão, contribuir com os movimentos de socialização das diferentes práticas de extensão e pesquisa realizadas pelos cursos de Teatro, Pedagogia, Biologia, Matemática, Enfermagem e Ciências Contábeis; e com a formação de estudantes, professores e demais profissionais das áreas que compõe essas áreas. É uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) e das representações estudantis do Departamento de Educação, Campus VII. 

    Data: 06 a 08 de dezembro de 2023

    Inscrição: 26 de outubro a 06 de dezembro de 2023

    Submissão de Trabalhos: 26 de outubro a 19 de novembro

    Modalidade: Presencial

  • Semana de Letras Língua Portuguesa e Literaturas

    Revista eletrônica composta de anais da Semana de Letras Língua Portuguesa e Literaturas do Campus VI - Caetité

  • Anais do VII Café Científico do Curso de Psicologia da UNEB

    Essa revista tem como objetivo a publicação dos resumos expandidos dos trabalhos apresentados durante o VII Café Científico do curso de Psicologia da UNEB/ Campus I.

  • Encontro de Ludicidade e Educação Matemática

    O Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM), realizado pela Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, em Senhor do Bonfim, é um evento promovido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM\CNPq) e vem consolidar a atividade extensionista que nas últimas edições refletiu sobre a Universidade e o processo de formação inicial do professor e da professora que ensina Matemática, numa perspectiva lúdica, bem como sobre a ludicidade e o processo de matematizar. O ELEM, desde a sua primeira edição no Departamento de Ciências Humanas, Campus IX da Uneb, realizada em 2014, objetiva organizar e promover a integração entre os estudantes das licenciaturas e profissionais de suas respectivas áreas, por meio da disseminação e compartilhamento de ideias, tendo como foco assuntos relacionados à Ludicidade e Educação Matemática. nesse sentido, busca-se, desde então, discutir os aspectos da ludicidade como dimensão humana e possibilitadora de saberes, também, necessários a docência; bem como aprimorar conhecimentos importantes para a formação inicial do futuro professor que ensina Matemática e compartilhar experiências e saberes.

    | e-ISSN: 2675-536X |

    O ELEM encontra-se indexado em: | Google Scholar | Sumários| ResearchBib| PKP Index|

  • Anais do Programa AFIRMATIVA de Pesquisa e Extensão

    O Programa AFIRMATIVA de Pesquisa e Extensão, conformado às políticas de pesquisa e extensão da UNEB, ao inserir estudantes que ingressaram na UNEB através da reserva de vagas para negros(as) e sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos(as); pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades; transexuais, travestis e transgênero, no desenvolvimento inicial, orientado e supervisionado de atividades de elaboração e execução de projetos de pesquisa, extensão e de difusão do conhecimento, tem por objetivo possibilitar a esses estudantes uma forma específica de associação e ambientação coletiva que dê suporte material, intelectual e subjetivo ao desenvolvimento satisfatório de suas respectivas trajetórias acadêmicas fortalecendo os seus processos formativos.

  • Anais do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação

    Gerente da Revista:

    • Prof. Dra Lynn Rosalina Gama Alves (UFBA)

    Editor Chefe:

    • Prof. Dr Jesse Nery Filho (IFBAIANO)
  • Cadernos de África Contemporânea

    A Revista Cadernos de África Contemporânea, é um periódico de caráter acadêmico, do Grupo de Pesquisa “África do século XX e História do tempo presente – História contemporânea”. A revista Cadernos de África Contemporânea se insere numa perspectiva disciplinar, ou seja, é uma revista da área de História, mais especificamente da História contemporânea da África. Contudo, que enseja abordagens em diálogo com a História e demais disciplinas das ciências humanas, posto que esta área do conhecimento, na acepção de Joseph Ki-Zerbo e Obengá, se constituiu desde os seus primórdios, com características amplas e de intenso diálogo com outras áreas do conhecimento. Logo, Cadernos de África Contemporânea publica artigos originais e resenhas que estejam no campo da História, ou em diálogo com esta, desde que tenha como foco o continente africano ou suas representações. 

  • Anais de Eventos do DEDC XII - UNEB

    O Departamento de Educação do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (DEDC XII - UNEB), localizado em Guanambi, convida você a explorar nossa plataforma de publicação digital. Este espaço é dedicado à divulgação de pesquisas, trabalhos e anais produzidos por nossa comunidade acadêmica, promovendo a troca de conhecimento e o avanço da educação na região.

  • Seminário sobre Educação de Jovens e Adultos no Território de Identidade do Sisal - SEJATIS

    Sistema de publicação de Anais do Seminário sobre Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal - SEJATIS

  • Anais Quintas Acadêmicas: divulgação e memória

    O projeto “Quintas Acadêmicas: divulgação e memória” foi concebido, no ano de 2005, em uma reunião do Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPEX, do Departamento de Educação – Campus X – da Universidade do Estado da Bahia –UNEB. O ponto de partida foi atender aos anseios de um grupo de alunos bolsistas que almejavam oportunidade para apresentar os projetos nos quais estavam envolvidos e, também, de conhecer os demais projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus X. As atividades propostas no projeto em questão são pautadas no princípio que a Universidade é um espaço privilegiado de produção de saber, portanto é imprescindível que os conhecimentos produzidos nesse espaço sejam socializados a toda comunidade acadêmica e a comunidade externa.
    O Projeto “Quintas Acadêmicas: divulgação e memória”, desde o seu início, vem se constituindo-se num espaço de socialização e discussão dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela comunidade acadêmica do Campus X, o que contribui para a indissociabilidade entre os três pilares da Universidade – ensino, pesquisa e extensão. Consideramos que essa prática pode contribuir no processo de formação dos discentes e dos docentes do Campus X, uma vez que o entrelaçamento entre ensino, pesquisa extensão favorece reflexões mais consistentes sobre o fazer pedagógico, o que pode ocasionar melhores condições para o desempenho do oficio de professor.
    Em 2024, na organização da 12ª edição o Quintas Acadêmicas deixou a muito tempo de ser projeto e ganhou o nome de Colóquio Quintas Acadêmicas: divulgação e memória, tendo em vista a necessidade de tornar mais visível a pesquisa desenvolvidas pelos acadêmicos, pensamos em criar um periódico eletrônico onde fosse possível reunir a coleção de publicações dos trabalhos científicos apresentados em grupos de comunicações e conferências nos eventos do "Quintas Acadêmicas: divulgação e memória", pois o objetivo deste periódico é garantir a divulgação do conhecimento (em formato de artigos completos, produzidos pela comunidade acadêmica e também para o registro, organização e preservação da memória acadêmica do Departamento de Educação – Campus X.
  • Anais do Congresso Nacional e Internacional de Educação, Diversidade e Cultura Escolar

    Congresso Nacional e Internacional de Educação, Diversidade e Cultura Escolar – CONACE possibilita a discussão coletiva sobre as questões relacionadas à educação no contexto brasileiro e internacional, especialmente, na América Latina. Trata-se de um evento bienal, organizado pelos grupos de pesquisa Conexões: produção de conhecimento em ensino e GEPHENS – Historiografia e Ensino de História, vinculados ao Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT, da Universidade do Estado da Bahia - Campus Eunápolis.