A emergência de uma didática da literatura na Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n2.p179

Palavras-chave:

Didática da literatura. Pedagogia das competências. Política curricular.

Resumo

Este texto descreve a arquitetura do ensino de literatura na Base Nacional Comum Curricular, documento normativo que estabelece as aprendizagens obrigatórias para todos os estudantes do país, com o objetivo de compreender como a teoria didática curricular delineada no documento articula as diferentes perspectivas de abordagem do texto literário com a pedagogia das competências e a concepção enunciativo-discursiva de linguagem. No documento, a literatura se situa no campo de atuação artístico-literário, que atravessa toda a educação básica e estabelece habilidades situadas nos eixos da leitura, análise linguística/semiótica, oralidade e produção textual, com base numa seleção de gêneros textuais literários. Constatou-se que essa é uma proposta de organização curricular que rompe parcialmente com as abordagens tradicional e moderna do ensino de literatura, ao mesmo tempo em que Incorpora importantes elementos da crítica pós-moderna.

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Biografia do Autor

Marcos Bispo dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor e Mestre em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia. Realizou estágio de Pós-doutoramento no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde atua como docente no Colegiado de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). É líder do Grupo de Pesquisa Epistemologias em Didática do Português (EDIPO).

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Publicado

2024-12-24

Como Citar

SANTOS, M. B. dos. A emergência de uma didática da literatura na Base Nacional Comum Curricular. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 2, p. 179–217, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n2.p179. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n2p179. Acesso em: 17 fev. 2025.