A emergência de uma didática da literatura na Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v12n2.p179Palavras-chave:
Didática da literatura. Pedagogia das competências. Política curricular.Resumo
Este texto descreve a arquitetura do ensino de literatura na Base Nacional Comum Curricular, documento normativo que estabelece as aprendizagens obrigatórias para todos os estudantes do país, com o objetivo de compreender como a teoria didática curricular delineada no documento articula as diferentes perspectivas de abordagem do texto literário com a pedagogia das competências e a concepção enunciativo-discursiva de linguagem. No documento, a literatura se situa no campo de atuação artístico-literário, que atravessa toda a educação básica e estabelece habilidades situadas nos eixos da leitura, análise linguística/semiótica, oralidade e produção textual, com base numa seleção de gêneros textuais literários. Constatou-se que essa é uma proposta de organização curricular que rompe parcialmente com as abordagens tradicional e moderna do ensino de literatura, ao mesmo tempo em que Incorpora importantes elementos da crítica pós-moderna.
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