EDITORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v9i1.9826

Resumo

A temática relacionada à Governança Corporativa é destacada na presente edição da RGFC, complementada com um estudo envolvendo quatro criptomoedas e um caso para ensino, relacionado à tomada de decisão envolvendo investimento em uma companhia aberta.

Nesse sentido, o artigo intitulado “AGRESSIVIDADE FISCAL DE EMPRESASBRASILEIRASCOM TRANSAÇÕES ENTRE PARTES RELACIONADAS NO EXTERIOR”, teve como objetivo realizar a mensuração da agressividade fiscal de empresas brasileiras com transações entre partes relacionadas no exterior, buscando identificar se tais empresas são mais agressivas, quando comparadas com empresas que não têm investimentos no exterior. Para isso, utilizou-se da Taxa Efetiva de Tributação (ETR) como medida de agressividade.

No estudo denominado “RELAÇÃO ENTRE REMUNERAÇÃO DOS EXECUTIVO E O DESEMPENHO ECONÔMICO E FINANCEIRO EM EMPRESAS BRASILEIRAS”, buscou-se analisar a relação entre a remuneração dos executivos e o desempenho econômico e financeiro em empresas brasileiras.

Por sua vez, o artigo “HEDGE ACCOUNTING E RECLASSIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS FINANCEIROS: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO NO VALOR DAS FIRMAS BRASILEIRAS”, tratou deanalisar o impacto da prática do hedgeaccountingdo uso da reclassificação de instrumentos financeiros sobre o valor das firmas.

Ainda na perspectiva da Governança Corporativa, o trabalho nominado “O IMPACTO DOS DERIVATIVOS NA GESTÃO DE FUNDOS MULTIMERCADOS BRASILEIROSGANHADORES SOB A ÓTICA DO RISCO E RETORNO”, verificou seos fundosmultimercados com melhor desempenho no semestre anterior, que aplicaram mais em derivativos no semestre subsequente, incrementaram o nível de risco e retorno oferecido ao cotista.

Além desses estudos, o artigo “EFEITO FEEDBACK TRADING EM CRIPTOMOEDAS COM DADOS DE ALTA FREQUÊNCIA”buscou avaliar a existência do efeito de feedback trading para as criptomoedas Bitcoin, Ethereum, Litecoine Dash usando o modelo VAR proposto por Hasbrouck (1991).
Por fim, o caso para ensino, denominado “NESSE NEGÓCIO VALE A PENA INVESTIR?”: O CASO NATURA S.A”,buscou evidenciar o caminho para a tomada de decisão financeira de investimentos de forma a encontrar o valor econômico de uma empresa do ramo de cosméticos.
Diante do apresentado, só nos resta agradecer a todos os colaboradores quereservaram tempo para a avaliação dos artigos, uma atividade importantíssima, de caráter sigiloso e carente de reconhecimento. Também agradecemos aos autores que submeteram os artigos e demais pessoas, pesquisadores e leitores interessados nos estudos publicados pela RGFC.

Obrigado!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-22

Edição

Seção

EXPEDIENTE