INFLUÊNCIA DO CETICISMO PROFISSIONAL NO GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO DA DIVULGAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Autores

  • Daniel Matthes Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) https://orcid.org/0000-0002-0395-4569
  • Camila Adam Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) https://orcid.org/0000-0001-7404-926X
  • Jules Kout Tene Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) https://orcid.org/0000-0002-0001-9233
  • Paulo Roberto da Cunha Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB) e do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) https://orcid.org/0000-0001-5805-9329

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v10i3.7864

Palavras-chave:

Ceticismo profissional, Gerenciamento de impressão, Divulgação da informação contábil.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a influência do ceticismo profissional sobre o gerenciamento de impressão na divulgação da informação contábil. O ceticismo profissional foi analisado por meio das variáveis mente questionadora, suspensão de julgamento, busca de conhecimento, compreensão interpessoal, autonomia e autoestima, conforme constructo de Hurtt (2010). O gerenciamento de impressão foi analisado por meio das variáveis seletividade, distorção de medição e aprimoramento de divulgação, conforme Cardoso, Leite e Aquino (2018). A pesquisa caracteriza-se como descritiva, survey e quantitativa. A amostra do estudo foi composta por 201 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de duas Universidades Públicas do Estado de Santa Catarina. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva e regressão OLS por meio do software SPSS®. Os resultados da pesquisa demonstraram que a característica mente questionadora influencia negativamente as variáveis aprimoramento de divulgação e distorção de medição, demonstrando que quanto maior o nível da característica mente questionadora num indivíduo, menor a possibilidade de este ser influenciado por duas das técnicas de gerenciamento de impressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN INSTITUTE OF CERTIFIED PUBLIC ACCOUNTANTS. AU-C Section 200: Overall Objectives of the Independent Auditor and the Conduct of an Audit in Accordance with Generally Accepted Auditing Standards. Nova Iorque: AICPA, 2017.

AMINUDIN, M. R.; SURYANDARI, D. Factors Affecting Auditor’s Ability in Detecting Fraud through Professional Skepticism. Accounting Analysis Journal, v. 5, p. 344-351, 2016.

ARANTES, V. A.; GUSMÃO, I. B.; COSTA, M. C. Análise do relatório de guidance em empresas investigadas pela Polícia Federal: exame sob a perspectiva do gerenciamento de impressões. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 13, p. 1-13, 2019.

BARKEMEYER, R.; COMYNS, B.; FIGGE, F.; NAPOLITANO, G. CEO statements in sustainability reports: Substantive information or background noise? Accounting Forum, v. 38, p. 241–257, 2014.

BEATTIE, V.; JONES, M. J. Impression Management: The Case of Inter-Country Financial Graphs. International Accounting, Auditing & Taxation, v. 9, n. 2, 2000.

CARDOSO, R. L.; LEITE, R. O.; AQUINO, A. C. B. The effect of cognitive reflection on the efficacy of impression management: an experimental analysis with financial analysts. Accounting Auditing & Accountability Journal, v. 31, n. 6, p. 1668-1690, 2018.

CARMICHAEL, D.; CRAIG, J. J. Proposal to say the ‘F’ word in auditing standards. The CPA Journal, v. 66, p. 22, 1996.

CHO, C. H.; MICHELON, G.; PATTEN, D. Impression Management in Sustainability Reports: An Empirical Investigation of the Use of Graphs. Accounting and the Public Interest American Accounting Association, v. 12, p. 16–37, 2012.

CLEVELAND, W. S.; MCGILL, R. Graphical perception and graphical methods for analyzing scientific data. Science, v. 229, n. 4716, p. 828-33, 1985.

COELHO, C. M. P.; NIYAMA, J. K.; RODRIGUES, J. M. Análise da qualidade da informação contábil frente a implementação dos IFRS: uma pesquisa baseada nos periódicos internacionais (1999 a 2010). Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 6, n. 2, p. 7-20, 2011.

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. CPC 00 – R1: Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro – DF. Brasília: CPC, 2011.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. NBC TA 200 – R1: Objetivos Gerais do Auditor Indepentende. Brasília: CFC, 2016.

COURTIS, J. K. Corporate report obfuscation: Artefact or phenomenon? British Accounting Review, v. 36, n. 3, p. 291-312, 2004.

CUNHA, P. R. da; SILVA, C. T. da; PEYERL, D. A.; HAVEROTH, J. Influência dos traços de personalidade no ceticismo profissional de auditores independentes. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 13, p. 1-14, 2019.

FARAG, M. S.; ELIAS, R. Z. The Impact of Accounting Students’ Professional Skepticism on their Ethical Perception of Earnings Management. Research on Professional Responsibility and Ethics in Accounting, v. 16, p. 185-200, 2012.

FARAG, M. S.; ELIAS, R. Z. The relationship between accounting students’ personality, professional skepticism and anticipatory socialization. Accounting Education, v. 25, p. 124-138, 2016.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P.; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomar decisões. Rio de Janeiro, Elsevier, 2009.

GODFREY, J.; MATHER, P.; RAMSAY, A. Earnings and impression management in financial reports: The case of CEO changes. Abacus, v. 39, n. 1, p. 95–123, 2003.

HAVEROTH, J. Ceticismo Profissional e Estresse Ocupacional de Auditores Independentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2017.

HURTT, R. K. Development of a Scale to Measure Professional Skepticism. Auditing: A Journal of Practice &Theory, v. 29, n. 1, p. 149-171, 2011.

HOOGHIEMSTRA, R. Corporate communication and impression management – new perspectives on why companies engage in corporate social reporting. Journal of business ethics, v. 27, p. 55–68, 2000.

IDAWATI, W.; GUNAWAN, A. Effect of competence, independence, and professional skepticism against ability to detect fraud action in audit assignment. Serial Journal IJABER, v. 13, n. 1, p. 5123-5138, 2015.

JONES, M. J. The nature, use and impression management of graphs in social and environmental accounting. Accounting Forum. v. 35, p. 75–89, 2011.

MARÇAL, R. R.; ALBERTON, L. Relação entre os Traços Sombrios de Personalidade e o Ceticismo Profissional dos Auditores Independentes. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 14, n. 4, p. 480-500, 2020.

MELO, P. C.; GRAHAM, D. J.; NOLAND, R. B. A meta-analysis of estimates of urban agglomeration economies. Regional Science & Urban Economics, v. 39 n. 3, p. 332-

, 2009.

MERKL-DAVIES, D. M.; BRENNAN, N. M. A conceptual framework of impression management: new insights from psychology, sociology and critical perspectives. Accounting and Business Research, v. 41 n. 5, p. 415-437, 2011.

MERKL-DAVIES, D. M.; BRENNAN, N. M.; MCLEAY, S. J. Impression management and retrospective sense-making incorporate narratives: a social psychology perspective. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 24, n. 3, p. 315-344, 2011.

PAYNE, E.; RAMSAY, R. "Fraud risk assessments and auditors’ professional skepticism". Managerial Auditing Journal, v. 20, n. 3, p. 321-330, 2005.

NELSON, M. A model and literature review of professional skepticism in auditing.

Auditing: A Journal of Practice and Theory, v. 2, n. 2, p. 1-34, 2009.

NOLDER, C. J.; KADOUS, K. Grounding the professional skepticism construct in mindset and attitude theory: A way forward. Accounting, Organizations and Society, v. 67, p. 1-14, 2018.

PENNINGTON, R.; TUTTLE, B. Managing impressions using distorted graphs of income and earnings per share: The role of memory. International Journal of Accounting Information Systems, v. 10, p. 25-45, 2009.

PONTE, V. M. R.; OLIVEIRA, M. C. A prática da evidenciação de informações avançadas e não obrigatórias nas demonstrações contábeis das empresas brasileiras. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 15, n. 36, p. 7-20, 2004.

POPOVA, V. Exploration of skepticism, client‐specific experiences, and audit judgments. Managerial Auditing Journal, v. 28, p. 140-160, 2012.

PRYKE, S. R. Is red an innate or learned signal of aggression and intimidation? Animal Behaviour, v. 78, n. 2, p. 393-398, 2009.

REZAEE, Z. Causes, consequences, and deterence of financial statement fraud. Critical Perspectives on Accounting, v. 16, n. 1, p. 277–298, 2005.

ROHENKOHL, L. B. Relação do Traço Cético e da Satisfação no Trabalho no Comportamento Cético de Auditores Independentes. 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2017.

ROYAEE, A. R.; NEZHAD, A. Y.; AZINFAR, K. Relationship between Skepticism and Decision Making in Audit. World Applied Sciences Journal, v. 28, n. 11, p. 1609-1617, 2013.

SAMPAIO, G. L. Influência do Estado de Humor na Relação entre o Ceticismo Profissional e o Julgamento e Tomada de Decisão de Auditores Independentes. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2017.

STOUGH, C. L. Greek Skepticism. Berkeley, CA: University of California Press, 1969.

VARGAS, L. H. F; ALMEIDA, J. E. F. de; MARIA JÚNIOR, E. Lucro e prejuízo sob a perspectiva da administração: como os resultados são apresentados nos relatórios de administração? Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 8, n. 4, p. 351-368, 2014.

YANG, J. H.; LIU, S. Accounting narratives and impression management on social media. Accounting and Business Research, v. 47, n. 6, p. 673-694, 2017.

Downloads

Publicado

2021-07-09

Edição

Seção

ARTIGOS