ÍNDICE DE GOVERNANÇA CORPORATIVA PARA EMPRESAS DO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v9i3.7792Palavras-chave:
Governança Corporativa, Teoria da Agência, Índice de Governança Corporativa, Análise de Componentes PrincipaisResumo
O principal objetivo deste estudo foi elaborar um índice de governança corporativa (IGC) para as empresas negociadas na B3. A amostra foi constituída por 116 empresas de capital aberto com papéis em negociação ou já negociados na B3. A natureza do estudo é quantitativa e a construção do IGC aconteceu por meio da análise dos componentes principais (ACP). O período de análise deste trabalho está compreendido entre 2010 e 2016. O trabalho buscou identificar qual dimensão de governança corporativa tem maior peso na classificação das empresas em relação a sua governança. Para a elaboração do IGC, foram estudadas 5 dimensões de governança: (i) estrutura de propriedade e controle; (ii) divulgação e transparência da informação; (iii) composição do conselho de administração; (iv) incentivo aos administradores; (v) direito dos acionistas. A partir dos resultados da ACP, foi possível classificar as empresas em relação a seus atributos de governança. Os resultados apontaram que dimensão (iii) foi a que apresentou maior peso na composição do índice de governança. Ressalta-se a importância dos resultados encontrados, contribuindo para a discussão de governança das empresas.
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