ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DO PROCESSO DE COBRANÇA: UMA PROPOSTA DE FLUXOGRAMA E LAYOUT PARA UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Autores

  • Graciela Dias Coelho Jones Universidade Federal de Uberlândia (UFU) , Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC), Núcleo de Contabilidade Gerencial e Finanças. http://lattes.cnpq.br/7915502007132569
  • Vanessa Ramos Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Kellen Silva Freitas Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v2i3.65

Palavras-chave:

Gestão de Recebíveis, Processo, Fluxograma, Layout

Resumo

A inadimplência nas instituições de ensino tem aumentado a cada ano. A aplicação e execução de uma política de cobrança podem auxiliar na redução do montante de contas a receber. Assim a questão que direcionou este estudo foi: De que forma ocorre o gerenciamento do processo de cobrança em uma instituição particular de ensino e quais os pontos críticos apresentados por este processo? O presente trabalho tem o objetivo de analisar o gerenciamento do processo de cobrança de uma instituição particular de ensino localizada em uma grande cidade do estado de Minas Gerias. Adicionalmente, propõe um novo fluxograma para o processo de cobrança e alterações no layout da área financeira da instituição. A metodologia usada para o desenvolvimento do trabalho foi o Estudo de Caso. Como resultado obteve-se que o gerenciamento do processo de cobrança da instituição apresenta algumas deficiências, discutidas no decorrer da apresentação do estudo. Com a proposta do novo fluxograma para o processo de cobrança e as alterações no layout da área financeira, esperam-se grandes benefícios para o desenvolvimento das atividades e também para o resultado das operações, podendo ser destacados, entre outros: otimização dos processos de cobrança, redução do custo de salários, garantia de menores índices de inadimplência, melhoria na qualidade das atividades desenvolvidas e melhor distribuição do espaço físico. Ressalta-se a importância do mapeamento de processos por meio da utilização de fluxogramas para o gerenciamento de processos. Por meio do fluxograma, da observação e análise de pontos críticos tornam-se mais dinâmicas e ganham velocidade, auxiliando o processo contínuo de controle e avaliação do processo estudado. Quanto ao espaço físico, tem-se a considerar que um bom layout contribui para a eficiência das operações das organizações, facilitando a movimentação, a comunicação e o controle das atividades executadas pelos colaboradores, pelos gestores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciela Dias Coelho Jones, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) , Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC), Núcleo de Contabilidade Gerencial e Finanças.

Docente da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Vanessa Ramos Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC)

Kellen Silva Freitas, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC)

Downloads

Publicado

12/13/2012

Edição

Seção

Artigos