CONCEPÇÃO DE TRABALHO UTILIZADO NOS EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS: EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA BAHIA - CESOL.
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v2i2.59Resumo
A proposta desse trabalho consiste em investigar as concepções de trabalho utilizadas nos empreendimentos solidários, sendo desenvolvido a partir da experiência do Centro de Economia Solidária da Bahia (CESOL) - um Programa de implantação de Economias Solidárias, que hoje apoia 17 empreendimentos no Estado. Dentre estes empreendimentos, destacam-se quatro associações bastante representativas que atuam no CESOL, a Arte em fazer arte, a Associação dos Artesãos da Bahia - ADABA, a Associação de Cultura e Arte - Cultuarte e a Associação dos Artesãos de Lauro de Freitas - AALFI. Neste artigo, delimitou-se a amostra da pesquisa a Arte em fazer arte como campo de estudo. Ao buscar informações sobre os empreendimentos e a tecnologia aplicada, percebeu-se a rica experiência e a diversidade de trabalhos expostos, compartilhamento de um mesmo espaço, integrando uma rede de desenvolvimento que os formam e transformam, pois a troca de experiências e a filosofia da economia solidária favorecem o diálogo, a convivência e o aprendizado entre associações que estão em processo inicial de incubação e associações que estão estruturalmente mais organizadas por estarem a mais tempo integrando o processo de incubação desenvolvido pela CESOL.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RGFC concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje fazê-lo, deverá reiniciar o processo de submissão.