NECESSIDADES HUMANAS, REMUNERAÇÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: DILEMAS DA GESTÃO DE PESSOAS NA MIX UTILIDADES

Autores

  • Pollyanna Queiroz Moscozo Universidade Federal da Bahia
  • Roberto Brazileiro Paixão

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v4i2.573

Palavras-chave:

Remuneração, Motivação, Avaliação de Desempenho

Resumo

O caso de ensino apresenta o desafio real vivenciado por Pedro, o novo Vice-presidente da Mix Utilidades, para estruturar o setor de Gente na empresa, à luz da hierarquia das necessidades propostas por Maslow. A reestruturação está relacionada principalmente à definição da política de remuneração e à metodologia da avaliação de desempenho que será utilizada pela organização. Ao longo do caso são apresentados os questionamentos feitos pelo Presidente, Marcos, sobre a eficácia das mudanças propostas por Pedro. O caso permite explorar três vertentes principais de discussão: hierarquia das necessidades de Maslow (conceito da pirâmide de Maslow; definição de cada necessidade e exemplos ligados ao caso e às atividades profissionais dos alunos); remuneração e motivação (relação entre salário e motivação, entre remuneração variável e motivação e diferenças entre esses dois tipos de remuneração com a motivação dos colaboradores); avaliação de desempenho (conceito e objetivos da avaliação de desempenho, quem deve avaliar o desempenho, quem e quais cargos devem ser avaliados e definição e possibilidades de uso da avaliação por competências). Esse trabalho pode ser utilizado no curso de graduação em Administração e em cursos de pós-graduação ligados à Administração, Gestão de Negócios, Negociação, Psicologia organizacional, Remuneração e Carreira, entre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOHLANDER, G.; SNELL, S. Administração de recursos humanos. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

BOWDITCH, J.; BUONO, A. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992.

BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. A. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? In: Anais.... Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração – Foz do Iguaçu, 1999.

DUTRA, J. S. Competências: Conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.

GHENO, R.; BERLITZ, J. Remuneração Estratégica e Pacote de Benefícios: um Estudo de Caso Aplicado ao Nível Operacional de uma Multinacional. Revista de Administração da UFSM, v. 4, n. 2, art. 5, p. 268-287, 2011.

HERZBERG, F.; MAUSNER, B.; SNYDERMAN, B. B. The motivation to work. 2. ed. New York: John Wiley, 1959.

HIPÓLITO, J. A. M.; DUTRA, J.S. Remuneração e recompensas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

HOFFMAN, E. Abraham Maslow: father of enlightenment management. Training, Minneapolis, v. 25, p. 79-82, Set, 1988.

KONDO, Y. Motivação humana: um fator chave para o gerenciamento. São Paulo: Gente, 1994.

LEME, R. Aplicação prática de gestão de pessoas: mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

LIMA, M. A. M. Gestão de sistemas de recompensas: estudo de caso em indústria com programa de remuneração estratégica focado na. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 1, n. 2, art. 4, p. 44-60, 2009.

MASLOW, A. H. Motivation and personality. New York: Harper & Brothers, 1954.

MASLOW, A. H. Eupsychian management: a journal.17 ed. Illinois-EUA: Richard Irwin, 1974.

MASLOW, A. H. Maslow no gerenciamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

OLIVEIRA NETO, L. A. Competências gerenciais. Rio de Janeiro: FVG, 2012.

PONTES, B. R. Avaliação de desempenho: métodos clássicos e contemporâneos, avaliação por objetivos, competências e equipes. 10. ed. São Paulo: LTr, 2008.

ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

RODRIGUES, J. M. Remuneração e Competências: Retórica ou Realidade? Revista de Administração de Empresas, Minas Gerais, v. 46, nov./dez. 2006.

RUAS, R. Gestão por competências: Uma contribuição à estratégia das organizações. In: RUAS, R. e colaboradores - Os novos horizontes da gestão: Aprendizagem organizacional e competências – Porto Alegre: Bookman, 2005.

SAMPAIO, J. R. O Maslow desconhecido: uma revisão de seus principais trabalhos sobre motivação. Revista de Administração, São Paulo, v.44, n.1, p.5-16, jan./fev./mar. 2009.

SAMPAIO, M. I. C. S. Motivação no Trabalho Cooperativo: o caso da Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia – ReBAP. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação), Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SILVA; L. V.; LUZ T. R. Gestão por Competências: um estudo dos impactos gerados na avaliação de desempenho e remuneração. GES – Revista Gestão e Sociedade CEPEAD/UFMG vol. 4, nº 8, mai/ago. 2010.

WOOD Jr, T. Remuneração estratégica: a nova vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1996.

Downloads

Publicado

2014-08-11

Edição

Seção

CASOS DE ENSINO