VALUATION SEGUNDO DAMODARAN E A VANTAGEM COMPETITIVA DAS EMPRESAS DA ZONA FRANCA DE MANAUS DE ACORDO COM BUFFETT
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v7i3.3771Palavras-chave:
Valuation, Vantagem Competitiva, Warren Buffett, Polo Industrial.Resumo
O Polo Industrial de Manaus – PIM é o principal modelo de desenvolvimento socioeconômico da Amazônia Ocidental. Então, é necessário apontar se as empresas instaladas no PIM geram valor e expressam vantagem competitiva. Diante disso, o presente trabalho analisou o desempenho de duas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), a Moto Honda da Amazonia e NCR Brasil, quanto à geração de valor e considerando os conceitos de vantagem competitiva segundo Warren Buffett (WB). Especificamente, objetivou identificar nas demonstrações contábeis das empresas os fatores de vantagem competitiva segundo WB e estimar o valor das empresas, conforme as projeções de dividendos segundo Gordon (1962). Os resultados obtidos demonstraram que a Honda não apresentou Valuation positivo, devido à elevada necessidade de investimento em giro. Já, a NCR Brasil expressou elevado potencial de gerar valor. Porém nenhuma das empresas inscreveu os itens de vantagem competitiva conforme os critérios de investimentos de Warren Buffett.
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