ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA VERSUS EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS E DEMOGRÁFICAS

Autores

  • Guilherme de Oliveira Silva IBGE/UNESA
  • Antonio Carlos Magalhães da Silva Banco Central do Brasil, UNESA/UFF/ESNS
  • Paulo Roberto da Costa Vieira Professor do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da UNESA
  • Myrian Beatriz Eiras das Neves Banco Central do Brasil e Professora da ESPM
  • Michele do Carmo Desiderati Analista da Vale. Mestrado em Administração pela Unesa.

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v7i3.3726

Palavras-chave:

Alfabetização financeira, Educação financeira, Mínimos Quadrados Ordinários.

Resumo

O trabalho visa analisar como a alfabetização e a educação financeira são aferidas a fim de se encontrar evidências que comprovem a distinção entre estes conceitos. Entender e identificar a existência de diferenças entre tais variáveis possibilita a adoção de políticas governamentais e programas educacionais voltados diretamente para o aumento do conhecimento financeiro dos indivíduos. Segundo pesquisas, 47% dos estudos analisados sobre o tema utilizam os termos alfabetização financeira e educação financeira como conceitos sinônimos.Para atingir os objetivos do estudo, realizou-se uma pesquisa de survey em três amostras selecionadas por conveniência, sendo uma Fundação Autárquica Federal, uma Instituição Superior de Ensino de Capital Aberto e uma Instituição Superior de Ensino Público Federal. A coleta de dados foi conduzida com a aplicação de um questionário estruturado, a partir das questões mais relevantes sobre o assunto encontradas na literatura. Foram utilizadas escalas do tipo likert de cinco pontos, escalas numéricas, variáveis dummy e escalas dicotômicas. O tratamento dos dados se deu por meio de regressão linear múltipla, onde foram aplicados métodos estatísticos de mínimos quadrados ordinários, testes T e F, além de análises descritivas.Os resultados dos modelos indicam a existência de diferenças conceituais entre alfabetização e educação financeira. Assim sendo, devem-se adotar métricas distintas para medir cada indicador. Além disso, verificou-se também a importância da taxa de poupança presente em todos os indicadores.

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Biografia do Autor

Guilherme de Oliveira Silva, IBGE/UNESA

Analista do IBGE e Mestrado em Administração pela Unesa.

Antonio Carlos Magalhães da Silva, Banco Central do Brasil, UNESA/UFF/ESNS

Analista do Banco Central do Brasil e Professor Universitário.

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Publicado

2017-08-18

Edição

Seção

Artigos