CARACTERÍSTICAS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E O DESEMPENHO EMPRESARIAL DAS EMPRESAS LISTADAS NO NOVO MERCADO
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v7i1.2603Palavras-chave:
Governança Corporativa, Conselho de Administração, Desempenho.Resumo
O presente artigo tem por objetivo verificara relação das características do conselho de administração sobre o desempenho empresarial das empresas listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa, no período de 2010 a 2014. O estudo caracteriza-se como descritivo, realizado por meio de análise documental e abordagem quantitativa. A população é composta por 114 empresas, abrangendo uma amostra de 85 empresas, 67 em 2010, 73 em 2011, 71 em 2012, 80 em 2013 e 85 em 2014. Para medir o desempenho empresarial foram utilizadas as variáveis ROA, ROE e Q de Tobin, e como características do conselho de administração foram selecionadas as variáveis tamanho do conselho de administração; independência do conselho de administração; gênero do conselho de administração; dualidade do diretor; expertise do conselho de administração; e número de reuniões do conselho de administração. Para análise dos dados, foi utilizado a regressão de dados em painel não-balanceado por meio do software estatístico STATA®. Os resultados apontaram uma relação positiva e significativa entre o tamanho e expertise com o desempenho. Já a independência e o gênero apresentaram uma relação negativa e significativa com o desempenho. Por fim, o número de reuniões do conselho e a dualidade do CEO não apresentaram uma relação significativa.
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