ANÁLISE DE MERCADO COMO FERRAMENTA PARA O TERCEIRO SETOR
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v1i1.25Palavras-chave:
Terceiro Setor, Análise de Mercado, Canais de MarketingResumo
O foco dessa pesquisa consiste em identificar, através do estudo de caso, como o processo de Análise de Mercado como ferramenta de escolha de canal de marketing, pode ser um instrumento estratégico também adequado para o êxito no desenvolvimento profissional de instituições do terceiro setor, particularmente àquelas voltadas à área educacional, tratadas especialmente aqui. Sendo assim, partindo de uma minuciosa pesquisa de mercado em quatro cidades onde atua a Sagrado: Rede de educação, relacionando os temas Marketing, Sustentabilidade e técnicas de Análise de Mercado, e concluindo com o método da Pontuação Ponderada como facilitador da visualização e tomada de decisão, vislumbra-se que as conclusões alcançadas possam auxiliar no planejamento não só da organização apresentada, encontrando soluções que visem a superação dos obstáculos e dificuldades encontradas, mas que seja um impulso a todas as quais se revelam semelhantes à apontada. Parte-se da realidade de que entre os principais obstáculos ao desenvolvimento destas instituições, destacam-se: a carga histórica ligada à pura filantropia, a gerência por intuição, o desconhecimento de técnicas administrativas e a sobrecarga de trabalhos exercida pelos dirigentes, focados mais em atividades fins, do dia-a-dia da empresa. Estes, entre outros fatores, acabam por ocasionar uma elevada taxa de falência entre estas organizações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na RGFC concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje fazê-lo, deverá reiniciar o processo de submissão.