O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR E SEU REFLEXO NA OFERTA E NA DEMANDA NO PERÍODO DE 2001 A 2013

Autores

  • Gustavo Miguel UFSC
  • Fabricia Silva Rosa UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v6i2.1834

Palavras-chave:

Ciências Contábeis. Ensino Superior. Políticas Públicas.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é verificar a influência das políticas públicas educacionais adotadas no Brasil ao longo dos últimos 20 anos sobre a oferta e a demanda dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil no período de 2001 a 2013. Para tanto, analisou-se os dados referentes às ofertas e demandas, número de alunos matriculados e concluintes do curso. Dessa forma, realiza-se uma pesquisa descritiva e exploratória por meio dos dados coletados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os resultados demonstram que as políticas públicas para o Ensino Superior no Brasil têm influenciado tanto a oferta quanto a demanda de vagas no curso de Ciências Contábeis, contudo houve redução de 20% no número de concluintes. Também revela que as instituições privadas de Ensino Superior são responsáveis pelo maior número de oferta de vagas, bem como do número de concluintes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Miguel, UFSC

Graduando em UFSC

Fabricia Silva Rosa, UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção - UFSC

Doutorado Sanduíche em Contabilidade - UV-ES

Pós-doutorado em Contabilidade - UFSC

Referências

AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando A. Dos (et. al.). Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: Fase, 2003.

BATTISTUS, Cleci Terezinha; LIMBERGER, Cristiane; CASTANHA, André Paulo. Estado militar e as reformas educacionais. Revista Educere et Educare - UNIOESTE, Paraná, n. 1, p. 227-231, jan./jun. 2006.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Superior - Graduação. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior-sinopse>. Acesso em: 20 ago. 2015.

MEC - Ministério da Educação. Enade - Apresentação. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/enade>. Acesso em: 10 jul. 2015.

PROUNI - Programa Universidade para Todos. Portal PROUNI. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: <http://prouniportal.mec.gov.br/o-programa>. Acesso em: 23 ago. 2015.

SiSU - Sistema de Seleção Unificada. SiSU - Como funciona? Brasília: MEC, 2015. Disponível em: <http://sisu.mec.gov.br/>. Acesso em: 23 ago. 2015.

CASTRO, Claudio de Moura. Educar para o ofício ou educar para mudar de ofício? Revista Ensino Superior - UNICAMP, São Paulo, n. 3, p. 20-39, jun. 2011.

CASTRO, M. H. G.. A Educação para o Século XXI: o desafio da qualidade e da eqüidade. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1999. Disponível em: <http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/{D5A1303D-6BD9-4DD6-AA3A66FF8E5B2C29}_Educacaoseculo21.pdf>. Acesso em: 10 set. 2015.

COSTA, Jonas Freire da. Estudo exploratório sobre a proposta curricular para o curso de Ciências Contábeis de uma instituição de Ensino Superior em São Paulo: avaliação de sua aderência a uma abordagem sistêmica. 2003. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica). - Centro Universitário Álvares Penteado - UNIFECAP, São Paulo, 2003.

CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade Temporã - o Ensino Superior da Colônia à Era de Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

CUNHA, Luiz Antonio. Ensino Superior e Universidade no Brasil. 500 anos de Educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

DURHAM, Eunice R. Educação superior, pública e privada (1808 – 2000). In: SCHWARTMAN, Simon & BROCK, Colin. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005, pp. 197-240.

DURHAM, Eunice R. O Ensino Superior na América Latina: Tradições e Tendências. Revista Novos Estudos - CEBRAP, São Paulo, n. 51, p. 91-105, jul. 1998.

DYE, Thomas D. Understanding Public Policy. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice Hall. 1984.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

LASWELL, HaroldD. Politics: Who Gets What, When, How. Cleveland, Meridian Books. 1936/1958.

LEITE, Carlos Eduardo Barros. A Evolução das Ciências Contábeis no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

LYRA, Anderson Tavares de. João de Lyra Tavares – patrono da contabilidade brasileira. Blogger, 2010. Disponível em: <http://www.historiaegenealogia.com/2010/04/joao-de-lyra-tavares-patrono-da.html>. Acesso em: 13 out. 2015.

MACÊDO, Márcia Andréa Durão de. Cotas raciais nas universidades brasileiras. Legalização da discriminação. Jus Navigandi, 2009. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/13491/cotas-raciais-nas-universidades-brasileiras>. Acesso em: 07 set. 2015.

MARION, José Carlos; ROBLES JR., Antonio. A busca da qualidade no Ensino Superior de Contabilidade no Brasil. Revista Conselho Regional de Contabilidade - CRCSP, São Paulo, n. 5 p. 38-45, jul. 1998.

MEAD, Lawrence M. Public Policy: Vision, Potential, Limits. Policy Currents, fev. 1995.

MICHELOTTO, Regina Maria; COELHO, Rúbia Helena; ZAINKO, Maria Amélia Sabbag. A política de expansão da educação superior e a proposta de reforma universitária do governo Lula. Revista Educar - UFPR, Paraná, n. 28, p. 179-198, jul./dez. 2006.

PELEIAS, Ivam Ricardo, SILVA, Glauco Peres da; SEGRETI, João Bosco; CHIROTTO, Amanda Russo. Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Revista Contabilidade e Finanças - USP, São Paulo, n. 42, p. 19-32, jun. 2007.

PETERS, B. Guy. American Public Policy. Chatham, N.J.: Chatham House. 1986.

SÁ, Antônio Lopes de. História geral da contabilidade no Brasil. Brasília: Conselho Federal de Contabilidade, 2008.

SANTOS, Adilson Pereira dos; CERQUEIRA, Eustaquio Amazonas de. ENSINO SUPERIOR: trajetória histórica e políticas recentes. In: XI CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL - UFSC, 2009, Florianópolis/SC. Disponível em: <http://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/35836/Ensino%20Superior%20trajetoria%20historica%20e%20politicas%20recentes.pdf?sequence=1>. Acesso em: 12 ago. 2015.

SOARES, Maria Susana Arrosa; OLIVEN, Arabela Campos; BATISTA, Bernadete da Silva Ribeiro; MARTINS, Carlos Benedito; NEVES, Clarissa Eckert Baeta; LEITE, Denise; SCHWARTZMANN, Jacques; COSTAS, José Manuel Moran; FRANCO, Maria Estela DalPai; TRIGUEIRO, Michelangelo. A educação superior no Brasil. UNESCO IESALC, Porto Alegre/RS, nov. 2002. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139317por.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2015.

Downloads

Publicado

06/06/2016

Edição

Seção

Artigos