O PERFIL METODOLÓGICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ORÇAMENTO PÚBLICO: UMA ANÁLISE DO CENÁRIO BRASILEIRO NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI

Autores

  • Maurício Vasconcellos Leão Lyrio Universidade Federal de Santa Catarina Sociedade Educacional de Santa Catarina
  • Eloíse Helena Livramento Dellagnelo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogério João Lunkes Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v3i1.175

Palavras-chave:

Setor Público, Orçamento, Métodos de Pesquisa

Resumo

O presente estudo se insere no campo da administração pública e objetiva discutir o perfil metodológico dos estudos sobre orçamento público realizados no Brasil na primeira década do séc. XXI. Para tanto, no que se refere à metodologia, foi realizado um levantamento na base de dados SCIELO Brasil, utilizando-se de uma abordagem quantitativa, se configurando, do ponto de vista de abordagem do problema, em um estudo de caráter descritivo. Dentre os resultados encontrados, ficou evidenciado que os estudos sobre o tema se dão, principalmente, no setor público de forma geral, não se atendo a setores específicos de atividade. Foi evidenciada nos artigos encontrados no levantamento, uma abordagem quantitativa, tendo a econometria como principal método de pesquisa.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Vasconcellos Leão Lyrio, Universidade Federal de Santa Catarina Sociedade Educacional de Santa Catarina

Administrador com MBA em Gestão Estratégica de Negócios (FURB) e mestrado em Contabilidade (UFSC). Atualmente é doutorando em administração (UFSC) na área de finanças e desenvolvimento econômico. Analista técnico em gestão pública pela Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina e coordenador de planejamento do núcleo Gespública no Estado, possui experiência como consultor em implantação de sistemas de gestão e avaliação de desempenho, coordenador de projetos, professor e coordenador de cursos em nível de graduação e Pós-Graduação. É professor do curso de graduação em administração da SOCIESC/FGV e do curso de Pós-Graduação em Administração certificado pela FGV. No âmbito acadêmico desenvolve pesquisas relacionadas a estratégia, controladoria, finanças e administração pública.

Eloíse Helena Livramento Dellagnelo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Bacharel em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1986), graduação em Letras Habilitação em Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1985), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), com período de bolssa sanduíche em 1998 na Escola de Administração Pública da University of Southern California USC em Los Angeles. Fez pós doutorado na Universidade de Essex - Inglaterra (2009), abordando novas teorias e metodologias de estudos sobre formas alternativas de organização. Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal de Santa Catarina atuando na graduação e pós graduação. Na graduação leciona a disciplina de Desenvolvimento de Recursos Humanos e na pós graduação (mestrado e doutorado) nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa em Administração, Pesquisa Avançada e Novas Formas Organizacionais. É coordenadora local do grupo de pesquisa Observatório da Realidade Organizacional. É também membro do comitê científico da divisão de Estudos Organizacionais da Anpad. Vem desenvolvendo projetos de pesquisa sobre novas práticas organizativas, especialmente aquelas que se distanciam do modelo de gestão empresarial. Temas de interesse: novas formas organizacionais, novas práticas de organização, resistência, Ongs., Análise Crítica do Discurso, organizações culturais e pesquisa em administração.

Rogério João Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina

possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Pós-Doutorado pela Universidad de Valëncia-Espanha (2011). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Controladoria e Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, controle e sistema de informações e instrumentos como, balanced scorecard e orçamento; além de estudos ambientais.

Downloads

Publicado

04/10/2013

Edição

Seção

Artigos