IMPACTO DA POLÍTICA DE DIVIDENDOS NO VALOR DE MERCADO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL

Autores

  • Alexandre Oliveira Silva Universidade de Brasília (UnB)
  • José Alves Dantas Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.18028/rgfc.v5i4.1097

Palavras-chave:

Instituições financeiras. Política de dividendos. Valor de mercado. Payout. BMF&Bovespa.

Resumo

Este estudo procura suprir a carência de estudos sobre o impacto, no mercado de capitais, da política de dividendos praticada pelas instituições financeiras no Brasil. Tem por objetivo identificar se há relação entre a política de dividendos adotada pelas instituições financeiras listadas na BM&FBovespa e seu valor de mercado. Utilizando dados de 25 instituições, referentes ao período entre o primeiro trimestre de 2000 e o segundo trimestre de 2014, foi estimada regressão com dados em painel, para testar qual teoria se aplica mais apropriadamente ao conjunto das instituições financeiras brasileiras – a teoria da irrelevância dos dividendos, preconizada por Miller e Modigliani (1961) ou a teoria da relevância dos dividendos, defendida, entre outros, por Gordon (1959). Considerando uma abordagem empírico-analítica, os resultados dos testes corroboraram a hipótese de irrelevância da política de dividendos no valor de mercado das instituições financeiras. Adicionalmente, também foram encontradas evidências de que os bancos de menor porte, menos alavancados, mais eficientes, sob controle de capital estrangeiro e privado apresentam maior relação entre o valor de mercado e o valor contábil.

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Biografia do Autor

Alexandre Oliveira Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Aluno do curso de Ciências Contábeis e Atuariais

José Alves Dantas, Universidade de Brasília (UnB)

Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UnB)

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Publicado

2015-12-14

Edição

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Artigos