Educação, Currículo e Formação de Pedagogos na Contemporaneidade

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DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n77.p15-34

Palavras-chave:

Educação; Currículo; Curso de Pedagogia; Formação de Pedagogos; Espaços Não Escolares.

Resumo

Resumo

Os estudos sobre a formação de pedagogos trazem a potência que os currículos têm exercido nessas discussões. Revelam a atuação do profissional de Pedagogia em âmbitos que ultrapassam os limites da escola. Este artigo discute essa temática a partir dos resultados de duas pesquisas que demonstram a diversidade de espaços em que o pedagogo se insere e evidencia, a partir da análise do projeto pedagógico, matrizes curriculares e ementários disciplinares dos cursos de oito universidades, qual o tipo de formação tem sido ofertado aos seus discentes. Os resultados demonstram que a docência se mantém fortemente no centro dos processos de formação do pedagogo, ocasionando um distanciamento entre teoria e prática que garanta a atuação em espaços de educação não escolar. O baixo percentual de disciplinas, bem como a carga horária destinada à temática, vem resultando em uma formação permeada de fragilidades, que impede ou dificulta a entrada e permanência de pedagogos nesses espaços.

Palavras-chave: Educação; Currículo; Curso de Pedagogia; Formação de Pedagogos; Espaços Não Escolares.

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Biografia do Autor

Nilzilene Lucindo, UFMG

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP; Pedagoga pela mesma instituição; Especialista em Gestão de Pessoas e em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar; Docente do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e servidora técnico-administrativo do Setor Educativo do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais.

Integra o Grupo de Pesquisa FOPROFI (Formação e Profissão Docente)/UFOP.

Temáticas de interesse: formação e atuação de pedagogos em espaços escolares e não escolares; políticas públicas educacionais, EJA, Educação em Museus.

Paloma Oliveira de Jesus Lima, Instituto Elizabeth Kalil

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, Pedagoga pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Graduada em Administração pelo Centro Universitário de Belo Horizonte; Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Professora do Ensino Fundamental I do Instituto Elizabeth Kalil, em Contagem - MG.

Integra o Grupo de Pesquisa FOPROFI/UFOP e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Museal, Histórica e Científica (GEEMC PUC Minas e UFMG).

Temáticas de interesse: educação museal, formação de professores, atuação de pedagogos em espaços não formais de educação, Pedagogia Social.

Célia Maria Fernandes Nunes, UFOP

Professora Titular Emérita da Universidade Federal de Ouro Preto. Professora e pesquisadora voluntária junto ao Programa de Pós Graduação em Educação e Programa de Pós Graduação em Educação Matemática.

Integra o Grupo de Pesquisa FOPROFI/UFOP; Grupo de Pesquisas sobre Condição e Formação Docente (PRODOC/FAE/UFMG), membro da Red Docente de América Latina y el Caribe (KIPUS) e Rede Latinoamericana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO)

Temáticas de interesse: formação inicial e continuada de professores, profissão docente, saberes docentes, prática pedagógica, educação de jovens e adultos, avaliação, política e gestão educacional.

Regina Magna Bonifácio de Araújo, UFOP

Docente Associada IV do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto; Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Integra o Grupo de Pesquisa FOPROFI/UFOP; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Jovens, Adultos e Idosos - GEPEJAI.

Temáticas de interesse: formação de professores - políticas públicas - educação de jovens e adultos - narrativas (auto)biográficas.

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Publicado

2025-03-31

Como Citar

LUCINDO, N.; OLIVEIRA DE JESUS LIMA, P.; MARIA FERNANDES NUNES, C.; MAGNA BONIFÁCIO DE ARAÚJO, R. Educação, Currículo e Formação de Pedagogos na Contemporaneidade. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 34, n. 77, p. 15–34, 2025. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n77.p15-34. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/21698. Acesso em: 21 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático 77