PEDAGOGIA 2.0 NA WEB SOCIAL E O SEU IMPACTO NO AUTOCONCEITO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO
Resumo
A vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) e o advento da Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede marcada por mudanças acentuadas na economia, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de
aprendizagem. É precisamente um desses cenários pedagógicos na web social que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito acadêmico de vinte e nove estudantes de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções
e narrativas e tendo como referencial o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta, Portugal. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado nos princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação,
podem ter efeitos muito positivos no autoconceito acadêmico dos estudantes do ensino superior, em nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas
as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quanto em termos de investigações futuras.
Downloads
Referências
BARDIN, L. L´analyse de contenu. Paris: PUF, 1977.
BASSO, M. et al. Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo. Conjectura: Filosofia e Educação,v.18, n. 1, p. 135-149, 2013.
BENTO, F. Autoconceito e participação social do estudante do ensino superior. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade Psicologia Ciências da Educação, Coimbra, 1997.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. Do conhecimento à política. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Org.) A sociedade em rede. Do conhecimento à acção política. Debates – Presidência da República. Lisboa: Imprensa Nacional, 2005. p.17-30. Disponível em: <http://www.cies.iscte.pt/destaques/documents/Sociedade_em_Rede_CC.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2014.
______. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.
CHU, M.; MEULEMANS, Y. The problems and potencial of Myspace and Facebook usage in academic libraries. Internet Reference Services Quarterly, v. 13, n. 1, p. 69-76, 2008.
ESTEVÃO, C.; ALMEIDA, L. Prática desportiva e medidas de autoconceito físico e académico. In: ALMEIDA, L. S. et al (Ed.). Actas do IV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 1998. p. 512-519.
GARRISON, D.; ANDERSON, T. El e-learning en el siglo XXI. Investigación e práctica. Barcelona: Octaedro, 2005.
GOULÃO, M. Ensinar e aprender em ambientes online: alterações e continuidades na(s) prática(s) docente(s). In: MOREIRA, J. A.; MONTEIRO, A. (Org.). Ensinar e aprender online com tecnologias digitais: abordagens teóricas e metodológicas. Porto: Porto Editora, 2012. p. 77-98.
HEW, K. F. Student´s and teacher´s use of Facebook. Computers in Human Behaviour, v. 21, p. 662-676, 2011.
LEE, M.; McLOUGHLIN, C. Teaching and learning in the Web 2.0 era: empowering students through learnergenerated content. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 4, n. 10, p. 21-34, 2007.
LIMA, M.; SECO, G. Autoconceito académico em adultos. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. XXIV, p. 303-315, 1990.
MCLOUGHLIN, C.; LEE, M. Pedagogy 2.0: critical challenges and responses to Web 2.0 and social software in tertiary teaching. In: LEE, M.; McLOUGHLIN, C. (Ed.). Web 2.0 based e-learning: applying social informatics or tertiary teaching. Hershey: Information Science Reference, 2011. p. 43-69.
MILES, M.; HUBERMAN, A. Drawing valid meaning from qualitative data: toward a shared craft. Educational Researcher, v. 13, n. 5, p. 20-30, 1984.
MONTEIRO, A.; MOREIRA, J. A. O blended learning e a integração de sujeitos, tecnologias, modelos e estratégias de ensino-aprendizagem. In: MONTEIRO, A. et al (Coord.). Blended learning em contexto educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigação. Santo Tirso: De Facto Editores, 2012. p. 33-58.
MOREIRA, J. A. (Re) Pensar o ensino com objetos de aprendizagem audiovisuais em ambientes presenciais e online. In: MOREIRA, J. A.; MONTEIRO, A. (Org.). Ensinar e aprender online com tecnologias digitais: abordagens teóricas e metodológicas. Porto: Porto Editora, 2012. p. 77-98.
MOREIRA, J. A.; MONTEIRO, A. O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior. Educação, Formação & Tecnologias, v. 3, n. 2, p. 82-94, 2010.
MOREIRA, J. A.; JANUÁRIO, S.; MONTEIRO, A. Educar na rede social. In: MOREIRA, J. A.; BARROS, D.; MONTEIRO, A. (Org.) Educação a Distância e eLearning na Web Social. Santo Tirso: Whitebooks-CEIS20, 2014. p. 23-38.
OKADA, A. Competências-chave para coaprendizagem na era digital. Fundamentos, métodos e aplicações. Santo Tirso: Whitebooks, 2014.
PEMPECK, A.; YERMOLAYEVA, A.; CARVET, L. College students´social networking experiences on Facebook.Journal of Applied Developmental Psychology, n. 30, p. 227-238, 2009.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SALMON, G. E-tivities: the key to teaching and learning online. Londres: Routledge, 2003.
SCHOEDER, J.; GREENBOWE, T. The chemistry of Facebook: using social networking to create an online community for the organic chemistry. Innovate: Journal of Online Education, v. 5, n. 4, p. 22-31, 2009.
SIMÕES, M.; SERRA, A. A importância do auto-conceito na aprendizagem escolar. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 21, p. 233-252, 1987.
URHAHNE, D. et al. Academic self-concept, learning motivation, and test anxiety of the underestimated student.British Journal of Educational Psychology, n. 81, p. 161-177, 2011.
VALA, J. A análise de conteúdo. In: SILVA, A.; PINTO, J. (Org.). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições afrontamento, 1986.
VEIGA, F. Estudo de um instrumento de autoconceito escolar: “Self-concept as a learner scale”. In: GONÇALVES, M. et al (Eds.). Avaliação psicológica: formas e contextos. Braga: APPORT, 1996. p. 365-380.
WANG, F.; HANNAFIN, M. J. Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational Technology Research and Development, v. 53, n. 4, p. 5-23, 2005.
WILSON, R. E.; GOSLING, S. D.; GRAHAM, L. T. Review of Facebook research in the social sciences. Perspectives on Psychological Science, v. 7, n. 3, p. 203-220, 2013.
- Visualizações do Artigo 1360
- PDF downloads: 270
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017