APRESENTAÇÃO

  • Emanuel do Rosário Santos Nonato Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Mary Valda Souza Sales universidade do Estado da Bahia - UNEB

Resumo

A Educação a Distância (EAD) está definitivamente inserida no contexto da educação nacional. As experiências de EAD nos diversos níveis de ensino e a vitalidade da comunidade científica que discute esta modalidade de ensino confirmam esse diagnóstico. Ao organizar um número temático sobre EAD, a Revista da FAEEBA demonstra compreender a importância da Educação a Distância como componente estratégico do cenário da Educação na Contemporaneidade.
A História da Educação no Brasil mostra um movimento inconstante das autoridades educacionais na aposta na EAD como um dos caminhos para o enfrentamento dos graves problemas educacionais brasileiros. O histórico de revezes no investimento em EAD no Brasil torna ainda mais preocupante o conjunto de notícias que chegam
do epicentro do poder federal, dando conta das dificuldades de financiamento da EAD neste momento, dando sinais de fragilização da Universidade Aberta o Brasil (UAB), que, não obstante apresentar pontos fortemente criticados pela comunidade acadêmica, se constitui em fator importantíssimo para o desenvolvimento da Educação
a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil. É nesse contexto que este número temático é publicado, tornando-se como um arauto da necessidade de se encontrar caminhos para garantir que a oferta de EAD no Ensino Superior Público não seja descontinuada. Muito pelo contrário, que as contradições e limitações
do sistema atual possam ser enfrentadas e superadas e que o financiamento e a oferta de EAD sejam aprimorados.

Biografia do Autor

Emanuel do Rosário Santos Nonato, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
possui graduação em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1997), Especialização em Literatura pela Universidade Católica do Salvador, Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e Doutorado em Difusão do Conhecimento pelo Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação XIV, vice-líder do grupo de pesquisa FORTEC e Coordenador do Núcleo de Extensão e Assuntos Estudantis da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Mary Valda Souza Sales, universidade do Estado da Bahia - UNEB
Doutora em Educação - FACED/UFBA, Mestre em Educação e Contemporaneidade - UNEB, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Supervisão Escolar/Empresarial - FEBA, Licenciada em Pedagogia pela UCSAL. É pesquisadora nas áreas de educação a distância, currículo, formação de professores, tecnologia da informação e comunicação, mediação e autoria, com ênfase nas abordagens metodológicas. Tem experiência com gestão e construção de sistemas de EAD, produção de material didático e elaboração de cursos, além de formação de formadores e gestão pedagógica de cursos. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEDC), Campus I, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), líder do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC).