Formação de professores
metodologias ativas e TDIC com uso de REA, permeadas pela RRI
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p36-59Palavras-chave:
Formação de Professores, RRI, MOOC, REA, Tecnologias DigitaisResumo
Objetivou-se investigar e desenvolver Recursos Educacionais Abertos (REA) digitais e ações voltadas para a conscientização e disseminação da Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI) como prática pedagógica. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação com análises quantitativas e qualitativas. A 1ª etapa consistiu na elaboração do MOOC (Massive Open Online Course), o qual foi aplicado em 2ª etapa a estudantes de licenciatura para validação. Na 3ª etapa aplicou-se o curso para profissionais da educação das cinco regiões do Brasil.[1] Analisou-se o emprego das dez habilidades da RRI, propostas pelo Projeto Europeu Engage, sobre o tema “Pandemia da COVID-19” em situações didáticas. Obteve-se como resultados 345 inscritos, sendo que 198 iniciaram o curso e 53 o finalizaram. Concluiu-se que aliada ao uso de metodologias ativas e tecnologias digitais, a RRI pode ser adaptada para diferentes contextos e níveis educacionais, na perspectiva de aluno, pesquisador, docente e gestor.
[1] Os participantes do curso assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, antes de cada coleta de dados, dentro da própria plataforma do curso. O anonimato dos participantes foi considerado utilizando-se identificações como “Cursista A”; “Cursista B” e, assim, por diante.
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Atualizado em 15/07/2017