Formação de professores

metodologias ativas e TDIC com uso de REA, permeadas pela RRI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p36-59

Palavras-chave:

Formação de Professores, RRI, MOOC, REA, Tecnologias Digitais

Resumo

Objetivou-se investigar e desenvolver Recursos Educacionais Abertos (REA) digitais e ações voltadas para a conscientização e disseminação da Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI) como prática pedagógica. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação com análises quantitativas e qualitativas. A 1ª etapa consistiu na elaboração do MOOC (Massive Open Online Course), o qual foi aplicado em 2ª etapa a estudantes de licenciatura para validação. Na 3ª etapa aplicou-se o curso para profissionais da educação das cinco regiões do Brasil.[1]  Analisou-se o emprego das dez habilidades da RRI, propostas pelo Projeto Europeu Engage, sobre o tema “Pandemia da COVID-19” em situações didáticas. Obteve-se como resultados 345 inscritos, sendo que 198 iniciaram o curso e 53 o finalizaram. Concluiu-se que aliada ao uso de metodologias ativas e tecnologias digitais, a RRI pode ser adaptada para diferentes contextos e níveis educacionais, na perspectiva de aluno, pesquisador, docente e gestor.

 

[1] Os participantes do curso assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, antes de cada coleta de dados, dentro da própria plataforma do curso. O anonimato dos participantes foi considerado utilizando-se identificações como “Cursista A”; “Cursista B” e, assim, por diante.

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Biografia do Autor

Rosilei Ferrarini, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Doutoranda em Educação pela PUCPR. Mestre em Educação pela PUCPR (2019). Graduação em Pedagogia pela UFPR (1992) com especialização em Psicopedagogia pela PUCPR (1995). Membro do grupo de pesquisa PRAPETEC PUCPR – Práticas Pedagógicas no Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Educacionais. Pesquisadora bolsista deste grupo de pesquisa.

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ. Possui graduação em Pedagogia pela PUCPR (1981), Mestrado em Educação pela PUCPR (1994), Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002) e Pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto- Portugal. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular e permanente do Mestrado e Doutorado em Educação da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa PRAPETEC PUCPR -Práticas Pedagógicas com Tecnologias Educacionais.

Raquel Pasternak Glitz Kowalski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Professora da Graduação do curso de Design na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Membro do Grupo de Pesquisa PRAPETEC – Prática Pedagógica no Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Educacionais.

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

FERRARINI, R.; TORRES, P. L.; KOWALSKI, R. P. G. Formação de professores: metodologias ativas e TDIC com uso de REA, permeadas pela RRI. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 64, p. 36–59, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p36-59. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11744. Acesso em: 26 set. 2023.