Chamada pública: DOSSIÊ - SABERES E PRÁTICAS: A EDUCAÇÃO E O ENSINO EM MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS

2020-08-06

Para a publicação em dezembro de 2020 na Revista Encantar, o Dossiê Saberes e práticas: a educação e o ensino em múltiplas perspectivas acolherá pesquisas de diferentes áreas da educação que apresentam como temática as práticas pedagógicas [insurgentes] de professores e professoras da Educação Básica e Superior que, em suas práticas, tentam inventar e reinventar currículos no cotidiano de escolas.

A proposta investe na articulação das conversas como força mobilizadora, permitindo deslocamentos de compreensões, ampliação de sentidos e outros novos diálogos nos campos das pesquisas que buscam visibilizar as práticas que habitam e/ou atravessam os cotidianos de escolas públicas.

Tomamos o currículo como criação, invenção, acontecimento, conexão, como arte do encontro que se constitui na vida inusitada cotidiana por meio de relações estabelecidas com os artefatos de ensino. Currículo como espaço aberto que volta-se contra a forma sujeição/servidão em direção e modos de liberdade. Enfim, cabe-nos fazer currículos no contexto de uma “educação menor” que cria linhas de fuga, faz trincheiras de resistência, de minoridade, que implica uma criação selvagem que problematizam e potencializam as vidas com forças heterogêneas nos cotidianos escolares.

Prazo de submissão: 31 de outubro de 2020.

Regras de submissão (Diretrizes) observar as diretrizes para os autores.

Organizadoras:

Poliana Bernabé Leonardeli (Faceli)

Andrea Scopel Piol (Faceli)

Joana Lucia Alexandre de Freitas (Faceli)