MATERIAIS MANIPULÁVEIS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM AULAS DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

  • Liz Leal Mota Capistrano
Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Ensino da Matemática. Educação Matemática. Materiais Manipuláveis.

Resumo

O presente estudo apresenta um relato de experiência que faz parte dos resultados de um trabalho feito na sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE. O objetivo deste estudo foi discutir a importância dos materiais manipuláveis como estratégia de ensino da Matemática, com alunos com deficiência intelectual que frequentam um centro pedagógico educacional para pessoas com deficiências numa perspectiva inclusiva, localizada na cidade de Serrinha - Bahia. As observações e a intervenção realizada, por meio de atividades práticas, foram desenvolvidas entre os meses de abril e junho de 2019, com um grupo de alunos adolescentes, utilizando diversos materiais manipuláveis para favorecer o aprendizado em aulas de Matemática. Os resultados mostraram que a utilização de materiais manipuláveis pode contribuir com processos importantes na aquisição de conhecimentos de alunos com deficiência, sobretudo, no que se refere às funções psicológicas, como a atenção, a memória e a percepção.

Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Ensino da Matemática. Educação Matemática. Materiais Manipuláveis.

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Publicado
2021-02-24
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