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Slim9

por Roberth Arboleda A Arboleda (2019-06-03)


Para corrigir a má postura é necessário posicionar corretamente a cabeça, fortalecer os músculos das costas e da região abdominal porque com os músculos abdominais e eretores da coluna fracos há uma tendência maior para os ombros ficarem caídos e voltados para frente, proporcionado a hipercifose, conhecida popularmente como 'corcunda', que é um dos tipos mais comuns de má postura.

O que se pode fazer para corrigir essa postura, com os ombros caídos à frente, inclui:

  • Praticar exercícios regularmente, para manter os músculos devidamente fortes;
  • Ter consciência corporal e fazer pequenos ajustes ao longo do dia;
  • Ao sentar, garantir que senta sobre o ossinho do bumbum e manter as costas apoiadas na cadeira e os pé no chão, sem cruzar as pernas. 

Pessoas que permanecem sentadas mais de 5 horas por dia devem ter especial atenção a forma como ficam sentadas na cadeira ou no sofá, para evitar a formação da cifose, que é a 'corcunda' que é quando a coluna torácica fica mais 'arrendonda', quando vista lateralmente. 

Para isso é fundamental ter consciência corporal e manter os músculos abdominais contraídos, realizando uma pequena contração, que consiste em 'encolher a barriga', trazendo o umbigo mais para dentro do abdômen. Essa pequena contração ativa os músculos transverso abdominal e diafragma que também ajudam na manutenção da boa postura durante todo o dia. Confira no vídeo a seguir o que pode fazer em casa para melhorar a postura: Slim9