Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire

A Palavraponte e a Palavramundo, face social de uso do signo

Autores

  • Emerson Tadeu Cotrim Assunção Universidade do Estado da Bahia
  • Ester Maria de Figueiredo Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

O presente artigo expõe interfaces teóricas do pensamento bakhtiniano e freiriano, com ênfase na noção de palavra, momento em que evocamos contribuições destes autores para os estudos do letramento no Brasil. Busca-se indiciar o diálogo epistemológico, a fim e de apresentar contribuições para o campo das ciências humanas, em especial das ciências da educação e da linguagem, principalmente com o uso da palavra enquanto instrumento simbólico emancipatório de luta e resistência. Nosso movimento investigativo busca situar os dois autores em seus cronótopos, para inferir pontos de confluência nas suas produções. Por uma questão didática, estrutura-se da seguinte maneira: no primeiro momento expõem-se discussões de Mikhail Bakhtin no tocante à palavra enquanto instrumento de poder e ideologia; no segundo momento, discussão sobre os postulados de Paulo Freire sobre a palavra como forma de libertação e tomada de consciência. Nestes dois movimentos discursivos, tematizaremos o letramento como corpora de luta e significação da/pela palavra. Como conclusões, apresentam-se contribuições para se refletir sobre a natureza dialógica de práticas pedagógicas nos contextos de ensino e aprendizagem, a partir de referências conceituais dos dois autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Tadeu Cotrim Assunção, Universidade do Estado da Bahia

Professor da Universidade do Estado da Bahia. Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando no curso de Licenciatura em Letras, no Programa de Pós-graduaçao em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, e do Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação - GPLEd/CNPQ/UESB

Downloads

Publicado

2020-10-24