Estágio como Pesquisa
Experiência do Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas
Resumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa no campo da Educação, desenvolvida no âmbito da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia. O estudo tem como centralidade apresentar uma reflexão sobre o estágio supervisionado como atividade teórica propulsora da práxis, no qual se inicia o processo de socialização profissional e da construção da identidade docente dos estudantes, bem como de criação de saberes a partir da valorização e explicitação das experiências. Com o objetivo de investigar, da perspectiva de estudantes-estagiários e professores colaboradores, as ações de planejar, dinamizar, acompanhar e avaliar o projeto dos estágios supervisionados em Ciências Biológicas, considerando a etnopesquisa-formação como método de formação inicial de estudantes em colaboração com professores da escola básica, desenvolvemos uma pesquisa pautada nas seguintes questões: Quais tipologias de pesquisa articulam formação inicial do licenciando em Ciências Biológicas e formação continuada dos professores mediadores do conhecimento da Biologia no cotidiano da escola básica? A pesquisa realizada pelo professor, em seu contexto de formação e trabalho, produz um conhecimento válido e reconhecido? Como possibilitar que os saberes produzidos com estagiários e professores em ato de etnopesquisa-formação sejam reconhecidos e difundidos? As reflexões sobre estas questões nos levaram a compreender que o estágio como componente do currículo formativo da licenciatura em Ciências Biológicas materializado na etnopesquisa-formação está implicado com práticas docentes críticas, construcionistas, democráticas e colaborativas.
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