Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos

encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA

Autores

  • Clara Maria Miranda de Sousa Universidade de Pernambuco
  • Juliane Cavalcante Nunes Universidade Federal Vale do São Francisco
  • Vanessa Melo da Silva Universidade Federal Vale do São Francisco
  • Liberalina Santos de Souza Gondim Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de encontros em Orientação Profissional na Educação de Jovens e Adultos numa escola da rede estadual de Juazeiro - BA, visando ampliar as possibilidades de projeto de futuro, escolha de carreira e mercado de trabalho. Utilizou-se como abordagem norteadora a perspectiva sócio-histórica, tendo Vygotsky como principal representante. Foram realizados três encontros com 18 estudantes do eixo VII da EJA, em que corresponde ao nível médio de uma escola estadual de Juazeiro – BA. A idade dos participantes foi entre 16 e 40 anos. Os encontros tiveram como temáticas: 1) Eu e minhas qualidades, 2) Descobrindo horizontes e 3) Projeto de vida. Tais momentos foram mediados por três estudantes de psicologia orientadas pela professora da disciplina de Orientação Profissional do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A escolha dessa turma partiu da gestão da escola, dando ênfase a importância de ser o último ano que os estudantes estarão no espaço escolar. Os instrumentos utilizados foram: o questionário de interesses, cronograma de autoconhecimento, dinâmicas grupais, discussões e avaliações orais após cada encontro. Contou-se com a colaboração ativa da professora da turma e o apoio da vice-gestora e coordenadora pedagógica da escola. A experiência da Orientação Profissional na EJA foi de extrema relevância no aspecto de ampliar e conhecer as necessidades e projetos dos estudantes, permitindo que refletissem sobre si e suas aptidões ao longo dos encontros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Maria Miranda de Sousa, Universidade de Pernambuco

Psicóloga formada pela Universidade Federal Vale do São Francisco (UNIVASF). Pedagoga pela Universidade de Pernambuco (UPE), especialista em Psicopedagogia pelo Centro Internacional Universitário (UNINTER), especialista em Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica (FAVENI). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela Universidade de Pernambuco

Juliane Cavalcante Nunes, Universidade Federal Vale do São Francisco

Psicóloga formada pela Universidade Federal Vale do São Francisco

Vanessa Melo da Silva, Universidade Federal Vale do São Francisco

Graduanda em Psicologia. Universidade Federal Vale do São Francisco

Liberalina Santos de Souza Gondim, Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco

em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Especialista em Gestão em Saúde (UNIVASF). Especialista em Gestão de Pessoas com Ênfase em Gestão por Competências no Setor Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Graduada em Psicologia (UNIVASF), com ênfase em Processos Clínicos e Saúde Coletiva. Atualmente trabalha como Professora do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco - FACESF

Downloads

Publicado

2020-10-24