Orientação Profissional em contexto educativo com jovens e adultos
encontros reflexivo-vivenciais em uma escola de Juazeiro - BA
Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do desenvolvimento de encontros em Orientação Profissional na Educação de Jovens e Adultos numa escola da rede estadual de Juazeiro - BA, visando ampliar as possibilidades de projeto de futuro, escolha de carreira e mercado de trabalho. Utilizou-se como abordagem norteadora a perspectiva sócio-histórica, tendo Vygotsky como principal representante. Foram realizados três encontros com 18 estudantes do eixo VII da EJA, em que corresponde ao nível médio de uma escola estadual de Juazeiro – BA. A idade dos participantes foi entre 16 e 40 anos. Os encontros tiveram como temáticas: 1) Eu e minhas qualidades, 2) Descobrindo horizontes e 3) Projeto de vida. Tais momentos foram mediados por três estudantes de psicologia orientadas pela professora da disciplina de Orientação Profissional do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A escolha dessa turma partiu da gestão da escola, dando ênfase a importância de ser o último ano que os estudantes estarão no espaço escolar. Os instrumentos utilizados foram: o questionário de interesses, cronograma de autoconhecimento, dinâmicas grupais, discussões e avaliações orais após cada encontro. Contou-se com a colaboração ativa da professora da turma e o apoio da vice-gestora e coordenadora pedagógica da escola. A experiência da Orientação Profissional na EJA foi de extrema relevância no aspecto de ampliar e conhecer as necessidades e projetos dos estudantes, permitindo que refletissem sobre si e suas aptidões ao longo dos encontros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta Revista é licenciada por Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.