Ressignificação da pratica pedagógica: contribuições da autoscopia para a formação do professor
Resumo
O estudo objetivou analisar a visão dos professores sobre as ações de violência psicológica na relação professor-aluno utilizando a autoscopia como ferramenta de ressignificação da prática educativa. Foram participantes desta pesquisa, uma professora e seus respectivos alunos de uma turma de 1º e 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública. Para a coleta dos dados foi utilizado como instrumentos a observação com recurso do diário de campo, vídeogravação e autoscopia. As ações identificadas como violência psicológica foram: rejeição, humilhação e indiferença. A visão apresentada pela professora sobre a sua prática pedagógica foram sustentadas pelas justificativas acerca da sua postura em sala de aula como estratégias para relacionar a sua atuação à condição da turma/alunos (níveis diferenciados, falta de material didático e auxilio profissional). As manifestações verbais da professora confirmaram além da insatisfação, a má vontade em orientar as crianças que apresentavam dificuldades na aprendizagem. No entanto, ponderamos pelo observado nas sessões de autoscopia, que as atitudes da professora podem representar uma condição de cansaço, de ter que lidar com situações para as quais, muitas vezes, o professor não está preparado ou não tem o apoio institucional necessário para o enfrentamento das dificuldades do cotidiano escolar. As relações vivenciadas nessa investigação confirmam que autoscopia contribuiu para o processo de reflexão e construção de experiências inovadoras que podem promover mudanças na prática pedagógica.
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