Sentidos de responsabilidades

ser professor

Autores

  • Veridiano Maia dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Erika dos Reis Gusmão Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo é um produto derivado do processo de pesquisa doutoral, tendo como foco representações sociais de professores do Ensino Fundamental sobre o currículo da Educação de Jovens e Adultos no segundo segmento desta modalidade da educação formal. Ele é a primeira parte de um conjunto de mais duas ponderações reflexivas sobre o contexto do ser docente. Significativas dimensões que envolvem a reflexão e ação docente foram discutidas no contexto empírico desta investigação acadêmica. Ser professor foi um destes dimensionamentos dentro da perspectiva dos docentes em meio à temática focal citada. Nesse sentido, este produto, que ora apresentamos, é uma parte importante da reflexão docente no âmbito do campo representacional destes profissionais da educação escolar acerca da Educação de Jovens e Adultos e seu currículo, ao se analisarem como agentes preponderantes do trabalho docente a partir do ser profissional imerso no processo de ensino e de aprendizagem na educação formal. Assim, nesta parte, discutimos a questão do ser docente a partir da perspectiva do próprio agente pedagógico ao olhar-se reflexivamente. Como a citada pesquisa se balizou pelos pressupostos epistemológicos da Teoria das Representações Sociais, possível é a compreensão de que o professorado desta modalidade educacional escolar ancora a profissão docente ainda ao aproximá-la ao conceito de missão e, a objetiva na imagem da responsabilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veridiano Maia dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor de Arte do Ensino Fundamental do município do Natal/RN atuando na modalidade Educação de Jovens e Adulos. Pesquisador no campo da EJA com foco no currículo e representações sociais. Doutor em Educação/PPGEd/UFRN

Erika dos Reis Gusmão Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Currículo. Doutora em educação/PPGed/UFRN

Downloads

Publicado

2020-10-23