Sentidos de responsabilidades
ser professor
Resumo
Este artigo é um produto derivado do processo de pesquisa doutoral, tendo como foco representações sociais de professores do Ensino Fundamental sobre o currículo da Educação de Jovens e Adultos no segundo segmento desta modalidade da educação formal. Ele é a primeira parte de um conjunto de mais duas ponderações reflexivas sobre o contexto do ser docente. Significativas dimensões que envolvem a reflexão e ação docente foram discutidas no contexto empírico desta investigação acadêmica. Ser professor foi um destes dimensionamentos dentro da perspectiva dos docentes em meio à temática focal citada. Nesse sentido, este produto, que ora apresentamos, é uma parte importante da reflexão docente no âmbito do campo representacional destes profissionais da educação escolar acerca da Educação de Jovens e Adultos e seu currículo, ao se analisarem como agentes preponderantes do trabalho docente a partir do ser profissional imerso no processo de ensino e de aprendizagem na educação formal. Assim, nesta parte, discutimos a questão do ser docente a partir da perspectiva do próprio agente pedagógico ao olhar-se reflexivamente. Como a citada pesquisa se balizou pelos pressupostos epistemológicos da Teoria das Representações Sociais, possível é a compreensão de que o professorado desta modalidade educacional escolar ancora a profissão docente ainda ao aproximá-la ao conceito de missão e, a objetiva na imagem da responsabilidade social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta Revista é licenciada por Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.