Escola e Cordel

tecendo saberes entre "Cantos", versos e rimas

Autores

  • Gilvan dos Santos Sousa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Denise Aparecida Barreto Brito Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Cláudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

O presente artigo problematizou e analisou o uso da Literatura de Cordel como instrumento didático/metodológico para incentivar o interesse dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela escola e pela leitura. Esta pesquisa foi realizada em uma turma de 9o ano (Módulo IV), da escola municipal Tobias Barreto, localizada no município de Vitória da Conquista-BA, em 2018, a partir do trabalho pedagógico desenvolvido com as disciplinas Geografia e Ciências. Desta forma, os sujeitos que fizeram parte desta pesquisa, docentes e discentes, pertencem a essa escola e município. Para tal realização foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, por meio da pesquisa-ação que intencionou uma reflexão sistemática e a compreensão da realidade em estudo. Utilizamos como técnicas para coleta de dados a observação, o questionário e a aplicação de Sequência Didática. Os autores que fundamentaram este estudo foram: Freire (1987), Silva (2010), Barroso (2006), Galvão (2005), Schneuwly e Dolz (2004). O resultado nos apontaram a fragilidade das propostas pedagógicas, conforme afirmaram os docentes e discentes, os quais destacaram que estas se distanciam de suas realidades. Estes sujeitos também assinalaram para uma possibilidade metodológica de incentivo e valorização para a leitura e que não são percebidas e ou valorizadas pelo nosso sistema educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvan dos Santos Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), professor da rede municipal de Educação de Vitória da Conquista/Bahia

Denise Aparecida Barreto Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Coimbra (UC), doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB

Cláudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq).

Downloads

Publicado

2020-10-23