Atividades lúdico-pedagógicas no ensino da Educação Infantil
estudo de caso em um município no Recôncavo Baiano
Resumo
Este artigo apesenta resultados da investigação de doutorado realizado na Universidade de Santiago de Compostela - Espanha. O trabalho de campo aconteceu em um município do recôncavo baiano, investigou-se sobre a concepção de educação infantil e a utilização das atividades lúdico-pedagógicas em sala. Foi realizada pesquisa bibliográfica; análise documental e pesquisa de campo. Utilizou-se análise de conteúdo para proceder à análise das respostas e posteriormente realizou-se comparação entre as práticas pedagógicas, documentos legais e concepções de teóricos da área da pedagogia e da psicologia infantil, orientadores da Educação Básica. Registrou-se falta de consistência acerca de conhecimentos teóricos e de aspectos legais sobre a educação infantil, bem como de orientações metodológicas sobre a utilização de atividades lúdico-pedagógicas. Isto compromete o trabalho em sala de aula e em consequência a qualidade da educação infantil no município. Ao longo do trabalho é possível observar que os resultados apontam para uma fragilidade na formação acadêmica e uma prática pedagógica que não privilegia o uso das atividades lúdicas pedagógicas. Isso dificulta atingir os objetivos educacionais para uma educação global e de qualidade para as crianças.
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