Como se fora brincadeira de roda

um estudo sobre a conduta lúdica docente na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Amaleide Lima dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Sandra Constantin Popoff Universidade Federal da Bahia
  • Cristina D'Ávila Universidade Federal da Bahia

Resumo

O presente artigo aponta resultados parciais da pesquisa de doutorado em fase de conclusão pelo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFBA. Visa compreender como a cultura lúdica se expressa nas classes de jovens e adultos e como os docentes se apropriam dos saberes vivenciais de seus educandos. O lastro teórico assenta-se em Brougère (2008), Luckesi (2000, 2002), D’ávila (2006, 2008, 2013, 2014, 2017), Maffesoli (1998), especialmente nos conceitos de cultura lúdica, ludicidade e didática do sensível. A relevância da presente pesquisa tem sido evidenciada pela lacuna existente nos programas de pós-graduação do Estado da Bahia, no que tange aos estudos sobre ludicidade e cultura lúdica nas práticas pedagógicas em classes de jovens e adultos. A opção metodológica definida se insere na perspectiva da etnografia, com os procedimentos de observação participante, entrevistas narrativas e histórias de vida buscando compreender como se manifesta a cultura lúdica nas ações pedagógicas empreendidas pelos docentes. A pesquisa tem como lócus duas escolas da rede pública de Salvador, totalizando quatro turmas e quatro docentes no Ensino Fundamental I. Os dados trouxeram à tona evidências de um conceito que sobreveio com ênfase: a conduta lúdica docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amaleide Lima dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão de Projetos Sociais (UFRJ). Docente da EJA na rede municipal de Salvador-BA

Sandra Constantin Popoff, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Ludicidade e Desenvolvimento Criativo de Pessoas (Instituto Transludus). Escritora e contadora de histórias

Cristina D'Ávila, Universidade Federal da Bahia

Pedagoga, Doutora em Educação (Universidade Federal da Bahia, 2001). Pós-Doutorado na Universidade de Montreal, Canadá, e na Universidade Paris 5 Sorbonne Cité, França (2015-2016). Professora Titular de didática na Universidade Federal da Bahia. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA

Downloads

Publicado

2020-10-23