Como se fora brincadeira de roda
um estudo sobre a conduta lúdica docente na Educação de Jovens e Adultos
Resumo
O presente artigo aponta resultados parciais da pesquisa de doutorado em fase de conclusão pelo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFBA. Visa compreender como a cultura lúdica se expressa nas classes de jovens e adultos e como os docentes se apropriam dos saberes vivenciais de seus educandos. O lastro teórico assenta-se em Brougère (2008), Luckesi (2000, 2002), D’ávila (2006, 2008, 2013, 2014, 2017), Maffesoli (1998), especialmente nos conceitos de cultura lúdica, ludicidade e didática do sensível. A relevância da presente pesquisa tem sido evidenciada pela lacuna existente nos programas de pós-graduação do Estado da Bahia, no que tange aos estudos sobre ludicidade e cultura lúdica nas práticas pedagógicas em classes de jovens e adultos. A opção metodológica definida se insere na perspectiva da etnografia, com os procedimentos de observação participante, entrevistas narrativas e histórias de vida buscando compreender como se manifesta a cultura lúdica nas ações pedagógicas empreendidas pelos docentes. A pesquisa tem como lócus duas escolas da rede pública de Salvador, totalizando quatro turmas e quatro docentes no Ensino Fundamental I. Os dados trouxeram à tona evidências de um conceito que sobreveio com ênfase: a conduta lúdica docente.
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