Currículos, sexualidades e professoralidades
espaços de disputa da diferença
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que intenta discutir como os docentes da Educação Básica das redes Municipal e Estadual de uma cidade no interior da Bahia agenciam subjetividades nas negociações curriculares diante de performatividades que envolvem corpo, gênero e sexualidades. O conceito de diferença ou différance derridiano atravessa a perspectiva de currículo como lugar de enunciação e negociação, ou seja, o currículo é pensado num campo discursivo. A discussão de sexualidades e gênero como performatividade bluteriana é acionada na compreensão das professoralidades dos sujeitos da pesquisa. Para a produção de dados e informações desta pesquisa, foi utilizado o Grupo de Experiência, que é um dispositivo metodológico de compartilhamento de experiências formativas, acionadas por obras artísticas, disponibilizadas pelas pesquisadoras. A análise das narrativas foi norteada pelas hermenêuticas filosóficas gadameriana, com a intenção de seguir as pistas interpretativas que construíram os cenários da pesquisa. Como resultado da pesquisa, compreendeu-se como das narrativas dos docentes emergem as suas negociações com os atravessamentos no currículo das questões de corpo, gênero e sexualidades. Tais disputas curriculares, sempre políticas, possibilitam fugas e rasuras que movimentam os habitantes da escola de modo que o currículo burocratizado e prescritivo é desestabilizado e, por consequência, produz outros arranjos, outras sociabilidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta Revista é licenciada por Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.