A BNCC e os desafios aos profissionais da docência
debates necessários
Resumo
O presente texto dedica-se a problematizar e refletir sobre os desafios que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta aos profissionais da educação brasileira, partindo da ideia de que essa política orienta para a normatização e regulação curricular a fim de atender às políticas de avaliação externa. Como procedimento metodológico, optamos por uma análise documental, considerando os recentes documentos que orientam novas proposições curriculares e novas diretrizes de formação de professores. Assim, iniciamos a discussão localizando a reforma curricular da educação do país como mais uma estratégia para atender à política mercadológica global, impactando todo o sistema educacional e seus sujeitos (professores, alunos, gestores), tendo suas práticas mediadas pelo viés da privatização. Posteriormente, elencamos alguns desafios que são apresentados aos profissionais da docência diante da proposição curricular embasada na BNCC e o impacto desse documento sobre as políticas de formação de professores. Dentre as conclusões, destaca-se a necessidade de compreender como as práticas de privatização, explícitas em políticas curriculares, reconfiguram a organização da educação em seus diversos aspectos: curriculares, formativos e avaliativos. Assim, o estudo evidencia a importância em promover um amplo debate a respeito dessas políticas e suas mudanças, ressaltando o compromisso e resistência de toda a comunidade educacional em defesa de uma educação pública.
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