Problematizando o direito de aprender na Educação de Pessoas Jovens e Adultas à luz da teoria dos direitos fundamentais

Autores

  • Sumerly Camargo Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • José Jackson Reis dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Sandra Márcia Campos Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a configuração da Educação de Pessoas Jovens e Adultas, em nível nacional, no âmbito de documentos normativos, identificando as principais iniciativas governamentais que buscaram assegurar o direito de aprender de estudantes no contexto da educação básica. Para isso, realizamos um estudo de natureza qualitativa, de cunho documental, no período de 2001 a 2015, estabelecendo um diálogo entre a modalidade educativa em questão e a Teoria dos Direitos Fundamentais. Do ponto de vista dos documentos normativos analisados, o movimento histórico no Brasil evidenciou tendências significativas como ênfase no regime de colaboração, articulação entre alfabetização e educação básica, relação entre EPJA e educação profissional. O movimento, portanto, foi de progressão social e de preocupação com a efetivação da EPJA. Entretanto, embora tenhamos observado a proibição de retrocesso social, existiram também contradições e desafios a serem superados no âmbito da educação de pessoas jovens e adultas (limitação de idade para participação em alguns programas e inexistência de descentralização de recursos para algumas iniciativas são exemplos desses desafios).

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Biografia do Autor

Sumerly Camargo Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bacharel em Direito e professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Membro do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas da UESB

José Jackson Reis dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com estágio doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal. Professor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas da UESB

Sandra Márcia Campos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).. Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

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Publicado

2020-10-22