Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul
um mapa em construção
Resumo
O presente estudo apresenta resultados de pesquisa, em andamento, sobre o mapeamento da oferta de vagas e da demanda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado do Rio Grande do Sul (RS), abrangendo especialmente o Ensino Fundamental (EF) no período de 2007 a 2015. Têm-se como objetivos apresentar uma sistematização geral dos dados da oferta de EJA nas quatro redes de ensino (Estadual, Municipal, Federal e Particular) e apontar a demanda potencial, compreendida como o público com idade e escolaridade possível de ser atendida pela EJA e que não se encontra na escola. Do ponto de vista metodológico, como pesquisa quantitativa, apresenta-se a sistematização de dados provenientes do Censo Escolar (INEP), do Censo demográfico e do PNAD (IBGE) e inicia-se uma busca por compreender qualitativamente as diferenças locais e regionais, conforme discute Ferraro (2009). Deste modo, a pesquisa pretende contribuir com as políticas públicas locais, identificando regiões ou localidades que possuem maior ou menor discrepância entre oferta e demanda no Estado. Como principais resultados, destaca-se que no detalhamento da oferta pelas redes de ensino, percebe-se que entre 2014-2015 as redes públicas de ensino mantiveram, a grosso modo, o mesmo volume em oferta de matrículas iniciais e que as maiores demandas por alfabetização e EF, em números absolutos, se aproximam da capital, região metropolitana e de centros regionais do interior do Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta Revista é licenciada por Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.