Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul

um mapa em construção

Autores

  • Evandro Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Denise Comerlato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sita Mara Lopes Sant’Anna Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente estudo apresenta resultados de pesquisa, em andamento, sobre o mapeamento da oferta de vagas e da demanda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado do Rio Grande do Sul (RS), abrangendo especialmente o Ensino Fundamental (EF) no período de 2007 a 2015. Têm-se como objetivos apresentar uma sistematização geral dos dados da oferta de EJA nas quatro redes de ensino (Estadual, Municipal, Federal e Particular) e apontar a demanda potencial, compreendida como o público com idade e escolaridade possível de ser atendida pela EJA e que não se encontra na escola. Do ponto de vista metodológico, como pesquisa quantitativa, apresenta-se a sistematização de dados provenientes do Censo Escolar (INEP), do Censo demográfico e do PNAD (IBGE) e inicia-se uma busca por compreender qualitativamente as diferenças locais e regionais, conforme discute Ferraro (2009).  Deste modo, a pesquisa pretende contribuir com as políticas públicas locais, identificando regiões ou localidades que possuem maior ou menor discrepância entre oferta e demanda no Estado. Como principais resultados, destaca-se que no detalhamento da oferta pelas redes de ensino, percebe-se que entre 2014-2015 as redes públicas de ensino mantiveram, a grosso modo, o mesmo volume em oferta de matrículas iniciais e que as maiores demandas por alfabetização e EF, em números absolutos, se aproximam da capital, região metropolitana e de centros regionais do interior do Estado.

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Biografia do Autor

Evandro Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação/UFRGS; Doutor e Mestre em Educação. Membro do grupo de Pesquisa Educação de Jovens e Adultos/CNPq.

Denise Comerlato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação/UFRGS; Doutora e Mestre em Educação. Membro do grupo de Pesquisa Educação de Jovens e Adultos/CNPq

Sita Mara Lopes Sant’Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Profa. Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED/UERGS. Doutora e Mestre em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação de Jovens e Adultos: docência, formação de professores e processos pedagógicos da EJA/CNPq

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Publicado

2020-10-22