Educação de Jovens e Adultos
macro/micropolíticas e etnométodos para permanência estudantil na Educação Básica
Resumo
Esse artigo é fruto da tese de doutoramento e apresenta como centralidade a compreensão das macro/micropolíticas e etnométodos para a permanência de jovens e adultos (as) na Educação Básica. No plano teórico, orienta-se pelos conceitos de etnométodos e macro/micropolíticas e, no plano metodológico, pelas práticas de pesquisas do tipo etnográficas, por meio da Etnopesquisa Contrastiva. Buscou-se compreender quais etnométodos e micropolíticas são produzidas pelos (pelas) atores (atrizes) sociais da EJA, particularmente os (as) estudantes jovens e adultos (as), a fim de permanecer e concluir sua formação no nível da Educação Básica. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede estadual de ensino localizadas no município de Salvador, que se constituíram em casos a partir dos quais a pesquisa foi desenvolvida. Por meio da pesquisa contrastiva, buscou-se identificar relacionalmente entre os casos, singularidades e contrastes, onde foi possível perceber nas narrativas dos (as) atores (atrizes) sociais maneiras peculiares para lidar com a permanência estudantil na Educação Básica. Dentre outros aspectos, percebeu-se que as condições pelas quais os (as) estudantes trabalhadores (as) dão continuidade aos estudos na Educação Básica ainda requer um esforço individual tamanho, o qual, em muitos casos, gera reincidência na desistência dos estudos. Os resultados indicam, que é na potência do inexistente que residem as micropolíticas, ou seja, a produção das micropolíticas dos (as) jovens e adultos trabalhadores (as) que re (existem), tensionando a criação de políticas públicas de permanência estudantil na Educação Básica que se aproximem de suas necessidades.
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